Anuncie aqui
Anuncie aqui

Organizações da sociedade civil repudiam fala do presidente Jair Bolsonaro sobre auxílio emergencial

O movimento Renda Básica que Queremos, formado por quase 300 organizações sociais, repudia a fala do presidente Jair Bolsonaro que, na manhã desta terça-feira, afirmou a seus apoiadores, em Brasília, que “quem quer mais auxílio é só ir ao banco fazer empréstimo”. Com essa fala, o presidente mostra que desconhece ou faz pouco da situação de miséria e fome a que muitos brasileiros estão expostos. Só para refrescar a memória dos que, como ele acreditam nisso, o auxílio emergencial, aprovado em abril do ano passado foi capaz de:

Anuncie aqui

– Injetar R﹩ 294 bilhões na economia, creditados para mais de 68,2 milhões de pessoas que receberam ao menos uma parcela. Pesquisas indicam que 53% desse total foram destinados à compra de mantimentos.

– Em setembro do ano passado, quando foi reduzido à metade, o auxílio afetou diretamente as redes de supermercados, provocando queda de 10% nas vendas, segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas).

– Este ano, 29 milhões de pessoas ficaram fora do auxílio emergencial. Além disso, o benefício teve seu valor reduzido e contemplou 39 milhões de brasileiros, segundo levantamento feito por meio da campanha #auxilioateofimdapandemia, a partir de dados divulgados pelo Ministério da Cidadania.

O presidente destacou ainda que o Brasil diminuiu a pobreza com o auxílio emergencial e criticou quem pede mais parcelas do benefício. Ele também aproveitou para desqualificar as medidas de isolamento social, seguidas por governadores e prefeitos, para enfrentar a pandemia. Jair Bolsonaro disse: “não mandei ninguém ficar em casa”. Sobre essa fala, o movimento Renda Básica que Queremos informa que:

– Dados do IBGE revelam que 52,7 milhões de brasileiros vivem na pobreza ou na extrema pobreza.

– Pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que um em cada quatro brasileiros teve menos comida à mesa nos últimos meses da pandemia. Dos entrevistados ouvidos, em 146 municípios, 88% revelaram que têm a percepção de que a fome aumentou no país.

– A taxa de desemprego no país alcançou 15,1% em março deste ano, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com base na Pnad do IBGE.

– A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em levantamento feito recentemente, revelou que o Brasil, para recuperar a economia, precisa de mais medidas para controlar a pandemia. Entre as medidas, essa entidade lista: acelerar a vacinação, controlar a inflação (que este ano deve ficar acima de 5,25%, meta estabelecida pelo Banco Central) e prestar apoio às famílias mais vulneráveis.

Os organizadores do movimento Renda Básica que Queremos lembram que o auxílio emergencial foi uma conquista da sociedade civil, após intensa pressão para que o governo adotasse medidas que preservassem os mais vulneráveis durante a pandemia. E que o benefício, nas bases em que foi aprovado no ano passado (R﹩ 600 e R﹩ 1200 para mãe-solo) permitiu que as pessoas preservassem suas vidas e não fizessem parte da lista dos mais miseráveis que passam fome.

O movimento lamenta falas tão equivocadas em um momento em que o país teve, até ontem, 462.996 mil mortos por Covid-19, sendo que os últimos três meses foram os mais mortais desde a chegada do vírus ao país. Além disso, a vacinação até ontem não havia imunizado nem 20% da população, estamos à espera de uma terceira onda de contaminação e o auxílio emergencial pagará a última parcela em julho.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

SEST SENAT Rio Claro celebra 16 anos de serviços e transformação social

Unidade promove café empresarial no dia 27 de maio para comemorar sua trajetória de atendimento à comunidade, com destaque...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Motociclista perde a vida ao colidir com caçamba em avenida movimentada...

Acidente ocorreu na tarde de sábado (17), na Avenida Visconde do Rio Claro; vítima, de 41 anos, morreu no local. GCM atendeu a ocorrência...

Execução cruel: motorista de aplicativo é morto em Rio Claro e...

Crime ocorreu durante tentativa de roubo; veículo seria levado para receptação em Minas Gerais. Delegacia de Investigações Gerais (DIG) atuou com apoio das polícias...

40ª Festa das Nações segue até domingo com opções de almoço...

Gastronomia de 17 países se concentra nos restaurantes do Engenho Central a partir das 19h nesta sexta, e partir das 11h no sábado e...
Anuncie aqui

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE RIO CLARO ABRE VAGAS EM NOVO PROJETO DE...

Com metodologia inédita, novo projeto acontece na Casa da Cultura Paulo Rodrigues A Orquestra Filarmônica de Rio Claro abriu as inscrições para um novo projeto...

Projeto “Arte do Coração” levará música a casas de repouso da...

Serão atendidas 25 casas de repouso nas cidades de Cordeirópolis, Rio Claro, Piracicaba, Limeira, Santa Gertrudes e Araras. O projeto "Arte do Coração", realizado pelo...
Anuncie aqui