Evento vai integrar semana Rock In Rio Claro.
A Orquestra Filarmônica de Rio Claro – OFRC, acaba de confirmar um mega show com a cantora e compositora Zélia Duncan, em comemoração ao aniversário da cidade. O concerto vai fechar o evento Rock´n Rio Claro, que prevê uma semana de programação musical organizado pela Secretaria de Cultura do município. ““Já faz parte da nossa tradição oferecer para os rio-clarenses um concerto especial no dia do aniversário da cidade, uma como forma de presentear o público que tanto prestigia a Orquestra. Desta vez a escolha recaiu sobre essa grande artista e seu repertório tão abrangente”, diz Willian Nagib Filho, Presidente da OFRC.
Zélia vem construindo desde os anos 80 vasto repertório, quando a cantora ainda assinava como “Zélia Cristina”. Foi apenas em 1992, que mudou seu nome artístico para “Duncan”, nome de solteira da mãe. No mesmo período, passou a integrar a nova safra das grandes cantoras da década de 90, ao lado de Adriana Calcanhoto, Cássia Eller e Marisa Monte.
O primeiro grande hit aconteceu em 1994, com a explosão da música “Catedral”, uma versão do sucesso da cantora alemã Tanta Tikaram, produzido por Guto Graça Mello. Ao longo dos 40 anos de carreira, já gravou e compôs ao lado de Dorival Caymmi, Lenine, Mart´nália, Paulinho Moska, entre outros. Além de acumular prêmios como Melhor Álbum Latino em 1994, Melhor Cantora Pop/Rock em 2008, Prêmio Música Brasileira, em 2013, com o CD “Zélia Duncan canta Itamar Assumpção”, Melhor Canção em 2013 com “Antes do Mundo Acabar” e Melhor Cantora na categoria Samba em 2016, além de várias indicações ao Grammy.
No ano passado, a carioca de Niterói, aos 56 anos, decidiu transformar em música as dores e dúvidas do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 e lançou o álbum “Pelespírito”, um neologismo da junção das palavras Pele e Espírito. Todo o material foi gravado à distância, na casa onde mora com a namorada, em São Paulo.
É a primeira vez que a Filarmônica de Rio Claro divide o palco com Zélia Duncan. A troca de experiências entre músicos da orquestra e artistas renomados é uma das vertentes da Filarmônica desde a sua fundação. E tem dado certo, bastando lembrar os projetos exitosos feitos com Ivan Lins, Sandra Sá, Zeca Baleiro, Fafá de Belém, João Bosco, Guilherme Arantes, Chico César, Renato Teixeira e MV Bill.
O evento vai acontecer no Espaço Livre, no dia 24 de junho a partir da 19h30, aberto ao público e com entrada franca.
O especial “Orquestra Filarmônica de Rio Claro com Zélia Duncan” recebe o patrocínio da Whirlpool para esta temporada através da Lei Rouanet e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro através da Secretaria de Cultura.