Anuncie aqui

Outro golpe na presunção de inocência

O agora Ministro Moro vai encaminhar ao Congresso proposta para que vire lei o chamado “confisco alargado”.
Sabe-se que o princípio constitucional da presunção de inocência consagra que todos são inocentes até prova em contrário, com decisão judicial condenatória sem possibilidade de recurso. Igualmente, presumem-se lícitos os bens do acusado enquanto não se provar o contrário.

Contudo, o “confisco alargado” não casa muito bem com isso, ao menos em tese, pois cria uma inversão desse princípio constitucional: o acusado é quem terá que comprovar que seus bens foram amealhados com ações e proventos evidentemente lícitos.

Presente em países europeus, permite que os juízes decretem a perda dos bens correspondentes à diferença entre o valor do patrimônio do condenado e aquele que seja compatível com seus rendimentos lícitos.

Anuncie aqui

Vem ganhando força o bloqueio de patrimônio dos investigados, naquelas situações em que esteja demonstrado que os bens a serem bloqueados foram obtidos direta ou indiretamente com a prática de um crime. Se vingar a proposta de Moro, o acusado que não comprovar a origem de seu patrimônio, terá tudo confiscado, ainda que parte dos bens tenha sido proveniente de origem essencialmente lícita.

Vão surgir aos montes situações em que a quebra do sigilo fiscal e bancário indicará que o acusado tem mais patrimônio do que o seu rendimento ou salário. Se tiver um histórico de obtenção de valores com bicos, negócios caseiros, obras de arte, presentes recebidos, aluguéis não declarados (e como tem gente que não declara!) e trabalho informal (mais de 40% dos brasileiros estão nesse modelo de labuta), dentre outras fontes, estará literalmente “lascado”.

Portanto, o “confisco alargado”, a um só tempo considera: que alguém, sendo acusado em determinado processo, não conseguindo comprovar a origem de seu patrimônio, estaria envolto na prática de crime; também considera que, sem origem comprovado, tenha sido o patrimônio auferido com a prática de algum crime.

De um lado os juristas críticos e defensores da Constituição Cidadã e seus princípios. De outro, um povo que não aguenta mais roubalheiras sem punição.

William Nagib Filho – Advogado, especialista em Direito Médico, é Conselheiro Estadual da OAB/SP

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Fim dos cookies em 2024: a nova era de consentimento e relacionamento

Por Gustavo Boyde Privacidade é uma coisa muito séria e cujo debate nunca deixa a pauta por muito tempo. Atualmente, a maior preocupação com a...

Glória Maria, cuidados paliativos e esperança

Por: Dr. Marco Antonio Spinelli* Estava dirigindo para mais um dia de trabalho quando a programação da Rádio CBN foi interrompida pela notícia da morte...

Colorindo a vida

A Grafia da Foto

Anuncie aqui

Mais notícias

Vagas para mutirão de castração na Vila Martins estão preenchidas

Castramóvel estará nos dias 27 e 28 no antigo espaço livre do bairro. As vagas para o próximo mutirão do CastraAçãoPet estão totalmente preenchidas e...

Consórcio brasileiro vence leilão do Lote Litoral Paulista de rodovias do Governo de SP

Grupo Novo Litoral propõe desconto de 10,17% sobre contrapartida anual de R$ 199 milhões do Estado; concessão é estimada em R$ 4,3 bilhões. O consórcio...