Anuncie aqui
Anuncie aqui

Pais adotam 5 filhos; um exemplo de amor e coragem

Os Cinco irmãos foram adotados por um casal homoafetivo em Rio Claro; São dois pais dividindo as responsabilidades.

Como especial do Dia dos Pais o Cidade Azul destaca o ato de Amor e coragem do casal homoafetivo Jhonatan Wiliantan da Silva e Daniel Rocha Braz.

Anuncie aqui

Ao saber da possibilidade de as crianças serem separadas na adoção, Jhonatan, primo da família, resolveu assumir a responsabilidade de manter todos unidos, nesta decisão ele contou com o apoio do companheiro o enfermeiro Daniel Rocha Braz.

Juntos o casal tomou a decisão de adotar cinco irmãos para evitar que eles fossem separados, em Rio Claro (SP).

Após dois anos enfrentando muitos obstáculos, ele e o marido, conseguiram a guarda definitiva das crianças em fevereiro deste ano. Este é o segundo Dia dos Pais oficial da família. Formada por quatro meninos e uma menina, com idades que variam de 2 anos a 11 anos.

As crianças são primos de Jhonatan sendo retiradas da tutela dos pais por negligência.

Mesmo antes disso, ele já mantinha contato com a família e levava as crianças para passear e até cuidava da higiene dos pequenos.

Quando foi informado pelo Conselho Tutelar que as crianças seriam retiradas temporariamente dos pais, ele passou a visitá-las no abrigo. Numa das visitas ele tomou a decisão de adotá-los.

“Quando soube que eles poderiam ser colocados para a adoção nacional e poderiam ser separados. O João, a Yarah, sendo mais novos são o tipo de um catálogo de adoção, mas eu fiquei pensando no maior, o que seria dele, a gente sabe ser difícil a adoção de crianças mais velhas, foi quando eu mostrei interesse em ficar com eles porque eles precisavam de mim”, contou Jhonatan.

Na época a adoção era de apenas quatro crianças: Wendel, Douglas, Harry e Yarah. Mas durante o processo de adoção, Jhonantan ficou sabendo que a mãe das crianças estava grávida novamente e, quando João Miguel nasceu, colocou novamente as crianças em primeiro lugar e se ofereceu para ficar com o bebê.

“Eu fiquei pensando nessa criança crescendo longe dos irmãos. Eu olhei para os outros e pensei: ‘se tem lugar para quatro, cabe o quinto também’. Talvez, se estivesse sete, eu faria por sete porque é um amor incondicional, você não olha a quantidade, olha a estrutura familiar em risco, a gente vê casos de famílias que procuram irmãos a vida toda e não encontram, é doloroso, estamos falando de seres humanos”, argumenta

João Miguel chegou em casa em 24 de dezembro de 2020, como um grande presente de Natal. “Finalmente eu senti que nossa família estava unidade de verdade”, diz Jhonantan.

 

A estrutura familiar

A construção da família não foi tarefa fácil. Foi preciso sair do pequeno apartamento em um bairro afastado e mudar para uma casa maior, capaz de comportar tantas crianças com idade para brincar. Jhonantan mudou de emprego para poder passar tempo com os filhos e Daniel trabalhava e se formou tendo aulas online enquanto ajudava a cuidar das crianças. Ele confessa que teve medo no início.

“Eu não estava preparado, realmente. Aconteceu do nada. Tinha medo de não proporcionar o que as crianças precisam: comida, fralda, remédio”, disse.

O casal estão junto há oito anos e moram juntos há 3 anos e compartilham a paternidade com muita parceira e companheirismo. Os dois tiveram que lutar contra os julgamentos e até mesmo com algumas diferenças no relacionamento até se adaptarem de vez à nova rotina.

Após dois anos convivendo com as crianças, eles sentem que os irmãos fortaleceram ainda mais a relação dos dois e são a motivação deles.

Eles também sofreram muitos questionamentos de familiares e conhecidos sobre a capacidade de cuidar das crianças e principalmente sobre a mudança que fariam em suas vidas.

“Eu não queria saber de gratidão, eu queria saber da vida digna que eu poderia oferecer para eles. Uma forma que pudesse oferecer a saúde, a educação, ao lazer e o mais importante, o amor, o carinho, o afeto, aquela coisa que todo um lar”, definiu Jhonantan.

Amor e Fé em edificação todos dos dias

Uma rede de amor foi criada em torno dessas crianças. Wendel já está aprendendo a tocar instrumentos a roda de samba que Jhonantan frequenta, a Yarah entrou no balé e, ano passado, todos conheceram a praia.

Além disso, amigos, conhecidos e anônimos ajudaram a proporcionar tudo o que a nova e grande família precisava. As crianças ganharam camas, brinquedos, leite e fraldas.

As crianças serão batizadas no próximo domingo (21), no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, (estrada velha de Ipeúna) ás 9horas onde o Pe. Jocelir irá celebrar esse momento com a família, os padrinhos e todos estão convidados paraa essa cerimônia de Amor é Fé.

“Passamos pela fase de adaptação como pais nesses dois anos. Hoje nos sentimos no controle da situação e vemos que estamos dando conta. A gente olha para trás e vê quantas coisas que nós aprendemos e evoluímos. Aprendemos a ouvir, aprendemos a dar valor em pequenas coisas que uma criança fala, por exemplo, um ‘eu te amo’, um ‘você está lindo’. São coisas que faz tanta diferença e faz com que a gente sinta que estamos indo no caminho certo. Sou muito emotivo, sinto que a nossa ligação vem de nossas vidas”, diz Jhonantan.

Vaquinha

A históiria dos pais Jhonatan Silva e Daniel Rocha, que adotou cinco irmãos para não separá-los, se espalhou pelas redes sociais, o site Só Notícia Boa fez uma matéria sobre a família e contou a história da família essa reportagem chamou a atenção do Vaquinha boa uma rede de doação on line, onde foi criada uma página para a família confira no link em anexo.

Para a ajudar a família A vaquinha criou uma página para que Jhonatan e Daniel possam manter a família.

Como 3 dos cinco filhos têm menos de 4 anos, eles ainda precisam de alimentação especial como leite, além de fraldas e acompanhamento médico mais frequente.

Com a ajuda de vocês, o casal pretende terminar de montar o quarto das crianças e comprar o máximo de coisas que eles precisam para viverem um pouco mais confortáveis.

Vamos ajudar essa família tão linda? Para contribuir, basta escolher a sua forma de pagamento preferida, digitar o valor da doação e confirmar! Contamos com você nessa corrente do bem!

Doações para a família podem ser feitas também através da página do Jonathan no Instagram.https://www.instagram.com/jhonatanwiliantan/

Acompanhe a rotina da família pelo Instagram link em anexo. 

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Frente Rio Claro Pela Democracia é lançada em Rio Claro

Seis partidos de centro-esquerda e esquerda uniram forças para formar a “Frente Rio Claro pela Democracia”, uma coalizão...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Casal que foi encontrado morto em carro era apaixonado por viagens...

Bianca Alves e Renato Dias voltavam de uma viagem para a Argentina quando pararam para descansar e morreram. A suspeita é que eles tenham...

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Jovem que estava desaparecida diz para PM que fugiu de casa...

Jovem foi localizada em Piracicaba nesta quinta-feira (25) e caso foi levado à DDM. Uma adolescente de 15 anos, que estava desaparecida, relatou à Polícia...
Anuncie aqui

Comunidade Ciclística Presta Homenagem a Kelly Stefani de Oliveira Alves, Vítima...

Grupo "Patroas na Trilha" e Amantes do Ciclismo Reúnem-se para Recordar a Vida e o Legado de Kelly em Comovente Homenagem Póstuma. A comoção e...

Tagédia na Ponte do Esqueleto: Ciclista de Rio Claro perde a...

Kelly Stefani de Oliveira Alves, amante do ciclismo e residente em Rio Claro (SP), deixa um legado de paixão e tristeza após acidente fatal...
Anuncie aqui