Cidade terá 12 feriados prolongados este ano. Setor de turismo comemora.
Como forma de amenizar os prejuízos que o comércio sofre com os feriados prolongados, as lojas de Rio Claro (SP) poderão abrir parcialmente se assim desejarem. A estratégia já foi usada em 2019. Neste ano, o município terá 12 feriados que emendam com o fim de semana.
No Carnaval, por exemplo, as lojas do comércio de rua poderão abrir na segunda e quarta-feira das 12h às 18h. Os estabelecimentos que não fazem horário especial de Natal poderão abrir em horário normal.
“A loja não é obrigada a abrir, ela pode abrir. Ela tem que fazer uma análise de onde está instalada, se tem fluxo de gente, se vai comunicar o cliente, se vai trazer todo o quadro de funcionários para que ela possa abrir, vender e valer a pena esse dia”, explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro.
Já as lojas do shopping poderão abrir todos os feriados do ano, com exceção da Sexta-feira Santa, Dia do Trabalho, Natal e Réveillon.
12 feriados prolongados e prejuízos
Em 2020 haverá 12 feriados prolongados em Rio Claro:
- Carnaval
- Sexta-Feira Santa
- Tiradentes
- Dia do Trabalho
- Corpus Christi
- Revolução Constitucionalista
- Independência do Brasil
- Nossa Senhora Aparecida
- Finados
- Consciência Negra
- Natal
- Aniversário de Rio Claro que, este ano, cai em uma quinta-feira.
A suspensão das atividades durante os feriados e pontos facultativos impacta diretamente o faturamento das empresas do segmento varejista. As perdas podem ser ainda maiores quando ocorrem feriados prolongados com pontes, ou se o fechamento das lojas acontecer aos sábados, quando o movimento é tradicionalmente superior.
Uma estimativa do Sincomércio de Araraquara apontou um prejuízo de R$ 17 milhões em novembro de 2019 – mês que teve três feriados – para os comerciantes de 37 cidades da região, entre elas Rio Claro.
Bem menos do que no mesmo mês de 2018, que teve o prejuízo estimado em R$ 27 milhões porque houve feriados que foram prolongados.
Ruim para uns, bom para outros

Além do comércio, os setores que trabalham com alimentação e beleza sofrem impactos negativos com a queda de clientes durante os feriados prolongados.
“É ruim porque a gente que é autônoma precisa ter as clientes perto, mas vai todo mundo viajar e esquece da gente”, diz a manicure Gabriela Machado.
Em contrapartida, as agências de viagem e profissionais que trabalham com transporte de turistas agradecem.
Os empresários Valdecir de Oliveira e Cristina Lima tem uma empresa de transporte que freta ônibus e vans e estão com ótimas expectativas. Eles já têm data agendada para o feriado do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.
“2020 promete! São muitos feriados prolongados e a gente espera o pessoal passear”, afirmou Cristina.
Fonte: G1 São Carlos e Araraquara