Por: Alina Hassen
O financiamento coletivo é o encontro de empreendedores e investidores. Atualmente, este encontro é feito através de plataformas ou sites específico e projetos dos mais diversos estão conseguindo os recursos financeiros necessários para serem concretizados; mas mesmo antes do desenvolvimento da internet, existiam projetos que eram financiados por meio da contribuição de muitas pessoas; um exemplo clássico foi a construção do pedestal da Estátua da Liberdade em 1885.
A Estátua da Liberdade foi um presente diplomático da França para os Estados Unidos e o editor de um jornal de Nova York decidiu fazer uma campanha pedindo para que as pessoas contribuíssem financeiramente para a construção do pedestal. Foram mais de 100 mil dólares arrecadados e as contribuições individuais de menos de US$ 1,00.
Essa é uma demonstração de como a ação conjunta de muitas pessoas tem a capacidade de mudar situações. Com a pandemia, fora inúmeros exemplos de campanhas que buscaram no financiamento coletivo o apoio financeiro necessário para ajudar outras pessoas, mas também para tornar negócios viáveis, mesmo numa situação tão adversa.
O financiamento coletivo – o crowdfunding- é parte de um conceito maior, que é o crowdsourcing, são as pessoas trabalhando de forma coletiva para criar soluções para outras pessoas, empresas e ONG. Um exemplo bem conhecido de crowdsourcing é a Wikipedia, uma enciclopédia online que existe porque as pessoas cooperam, algumas escrevem, outras revisam e reescrevem e assim o conhecimento vai sendo disponibilizado e validado através da contribuição coletiva.
A internet possibilitou que novos negócios e novas oportunidades de conexão entre empreendedores e investidores se formassem. O acesso a projetos distantes geograficamente foi reduzido e o engajamento possibilitado pelas redes sociais é mais uma forma de melhorar a comunicação e o acesso a projetos. É uma inovação que possibilita empreendedores de buscarem alternativas para o desenvolvimento dos seus projetos.
Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.
Confira outros artigos da colaboradora.