Anuncie aqui
Anuncie aqui

Piracicaba confirma terceira morte por dengue em 2023; casos da doença dobram em relação a 2022

Paciente é uma mulher que morreu em junho, mas teve a causa confirmada nesta terça-feira (11). Entre 1º de janeiro e 11 de julho deste ano, cidade teve 2.814 casos de dengue e três óbitos pela doença.

Anuncie aqui

 

Piracicaba (SP) confirmou a terceira morte por dengue em 2023 na cidade na tarde desta terça-feira (11). A paciente era uma mulher com idade entre 40 e 49 anos, segundo informou a Secretaria de Saúde. O caso de morte suspeita, de acordo com a Pasta, era investigado desde junho.

O primeiro óbito de 2023 pela doença foi confirmado em paciente do sexo feminino, com faixa etária de 70 a 79 anos no dia 30 de maio e o segundo no dia 17 do mesmo mês, em paciente do sexo masculino e faixa etária de 40 a 49 anos.

Casos de dengue crescem 101%

Entre 1º de janeiro e 11 de julho deste ano, a cidade registrou 2.814 casos de dengue e três óbitos pela doença, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica (VE). O número de casos da doença no período é mais que o dobro do ocorrido no mesmo intervalo de tempo em 2022, quando Piracicaba teve 1.394 notificações e uma morte.

A marca também supera e em quase o dobro o total de notificações em todo ano passado, quando o município registrou 1.443 casos e uma morte.

Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica, foram registrados 5.356 casos de dengue e um óbito durante todo o ano de 2021.

Segunda morte por dengue

Piracicaba (SP) confirmou a segunda morte por dengue em 2023 no dia 17 de maio. O paciente era um homem com idade entre 40 e 49 anos, segundo informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da cidade.

O caso foi enviado para investigação em abril, segundo a Secretaria de Saúde de Piracicaba. O primeiro óbito pela doença foi confirmado no dia 3 de maio, a paciente era uma mulher com idade entre 70 e 79 anos.

Até 17 de maio de 2023, a cidade tinha1599 casos registrados de dengue. O número é 39% maior do que as notificações da doença no mesmo período de tempo no ano passado, com 1.149 ocorrências de infecção.

Combate

A Secretaria de Saúde d Piracicaba esclarece que os agentes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), trabalham de forma preventiva durante o ano todo e intensificam as ações de combate quando necessário.

O objetivo da ação é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A orientação do coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

1º morte

O Departamento de Vigilância Epidemiológica (VE) de Piracicaba (SP) informou na noite desta quarta-feira (3) que registrou a primeira morte por dengue em 2023. O óbito ocorreu no mês de abril e a paciente é uma mulher com faixa etária de 70 a 79 anos.

Antes disso, última morte pela doença havia sido registrado em julho de 2022.

De acordo levantamento divulgado pela VE, durante todo o ano de 2021 foram registrados 5.356 casos de dengue e um óbito, enquanto que em todo ano de 2022 foram 1.443 casos da doença e, também, uma morte.

De 1º de janeiro a 25 de abril deste ano foram confirmados 817 casos da doença. Isso quer dizer que, em 2023, em média, sete moradores contraíram a doença por dia na cidade.

Segundo a prefeitura, em 2022, as equipes do equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), visitaram mais de 150 bairros e recolheram mais de 200 toneladas de inservíveis que poderiam ser um criadouro do mosquito Aedes.

De acordo com Matheus Santos, coordenador do CCZ, o trabalho de rotina inclui ainda fiscalização casa a casa, nos comércios e indústrias, atendendo as denúncias recebidas via SIP156. Ainda segundo Santos, uma nova estratégia de atuação será traçada para intensificar ainda mais o combate ao mosquito.

“Vamos seguir com nosso intenso trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue”, garantiu o secretário de Saúde, Filemon Silvano, em nota.

Aumento de casos
De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde, o total de casos já contabilizados nos quatro primeiros meses de 2023 representa um aumento de 15,8% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram 705 infecções. Em ambos os recortes, não houve mortes.

Apesar da alta, a situação encontra-se bem mais sob controle do que em 2021, época em que a cidade teve uma explosão de casos e entrou em epidemia. Somente de janeiro a abril daquele ano, houve 3.869 diagnósticos positivos.
Medidas de prevenção
A secretaria também reforçou o pedido para que a população adote medidas de prevenção contra o mosquito, principalmente até o fim de maio, mês que ainda está dentro do período considerado mais crítico da doença.

Veja algumas das orientações:

Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas de casa;
Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;
Coloque repelentes elétricos próximos às janelas – o uso é contraindicado para pessoas alérgicas;
Velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados;
Evite produtos de higiene com perfume, pois podem atrair insetos;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Fonte: g1 Piracicaba e Região

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Vereador é preso em nova fase da Operação Apropriação Cultural em Rio Claro

Ação conjunta do GAECO e 10º BAEP mira organização criminosa que desviou mais de R$ 800 mil da Cultura;...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Motociclista perde a vida ao colidir com caçamba em avenida movimentada...

Acidente ocorreu na tarde de sábado (17), na Avenida Visconde do Rio Claro; vítima, de 41 anos, morreu no local. GCM atendeu a ocorrência...

Execução cruel: motorista de aplicativo é morto em Rio Claro e...

Crime ocorreu durante tentativa de roubo; veículo seria levado para receptação em Minas Gerais. Delegacia de Investigações Gerais (DIG) atuou com apoio das polícias...

40ª Festa das Nações segue até domingo com opções de almoço...

Gastronomia de 17 países se concentra nos restaurantes do Engenho Central a partir das 19h nesta sexta, e partir das 11h no sábado e...
Anuncie aqui

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE RIO CLARO ABRE VAGAS EM NOVO PROJETO DE...

Com metodologia inédita, novo projeto acontece na Casa da Cultura Paulo Rodrigues A Orquestra Filarmônica de Rio Claro abriu as inscrições para um novo projeto...

Coletiva de Imprensa Esclarece Detalhes do Assassinato de Motorista de Aplicativo...

Delegados afirmam que crime não foi premeditado contra a vítima e revelam motivação financeira dos autores. (Coletiva na íntegra no link ao final da...
Anuncie aqui