Anuncie aqui
Anuncie aqui

Polícia Civil recupera mais de 16 mil celulares em operações na capital e no litoral de SP

Em seis dias, ações fecharam comércios que vendiam aparelhos com suspeita de furto e roubo; 39 pessoas foram presas.

Polícia Civil apreendeu mais de 16 mil celulares entre os dias 4 e 9 de janeiro em duas ações na capital paulista e na Baixada Santista para desarticular organizações criminosas que revendem aparelhos furtados ou roubados. Os itens apreendidos não possuíam comprovação de origem.

Anuncie aqui

De acordo com os investigadores, os aparelhos apresentavam indícios de furto, roubo e eram utilizados em comércios para conserto ou revenda de peças, abastecendo o mercado ilegal. 39 pessoas que participavam dessa rede de receptação foram presas em flagrante.

Em 4 de janeiro, os policiais foram às ruas da capital paulista na primeira fase da Operação Big Mobile e apreenderam 275 celulares. Dois dias depois, os agentes deflagraram a segunda fase da operação em lojas da região central de São Paulo. Cerca de 8,3 mil aparelhos sem nota fiscal ou comprovação de origem foram recolhidos. Foram 29 flagrantes e 32 pessoas presas. A operação contou com mais de 480 policiais, 213 viaturas, um drone e uma aeronave.

Em outra ação realizada por agentes que atuam na Baixada Santista, na quinta-feira (9), foram apreendidos 8,1 mil celulares em comércios das cidades de Santos, Bertioga, Guarujá e Cubatão. Sete pessoas foram presas em flagrante na ação. Elas responderão por crimes de descaminho e ordem tributária. Os agentes já iniciaram a análise dos aparelhos recuperados para identificar suas origens e eventuais vínculos com atividades ilícitas.

No litoral paulista, a ação teve o objetivo de dar uma resposta aos crimes praticados durante as festas de final de ano. Conforme a Secretaria da Segurança Pública, entre o Natal e o Ano Novo, os crimes patrimoniais na Baixada Santista caíram 35% na comparação com o mesmo período de 2023.

Investigação tenta identificar donos de celulares roubados ou furtados
Agora, os investigadores analisam a origem dos aparelhos e tentam identificar os donos por meio do código de IMEI. As buscas são realizadas a partir dos boletins de ocorrência registrados por vítimas de furto ou roubo de celulares. Desse modo, a Polícia Civil tenta estabelecer a relação entre os crimes e as lojas que supostamente receptam os aparelhos subtraídos.

“Por meio desses dados, conseguimos deflagrar a operação na capital. Nós pedimos que as vítimas continuem denunciando para que possamos continuar com as operações, localizar os telefones celulares e poder devolver aos proprietários”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian. Entenda procedimentos e informações necessárias para a polícia em caso de roubo e furto de celulares.

Em 2024, a Polícia Civil recuperou mais de 39 mil celulares, sendo que quase 36 mil foram devolvidos aos donos.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

ETA 1 será desligada na quinta-feira para limpeza

Serviços serão realizados das 22h de quinta-feira às 4h de sexta-feira. Para realizar a limpeza do canal de água, o...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Solidariedade e União Marcam a Primeira Festiva de Natal do Clube...

Com um ano de atividades, o Clube Rio Claro Sul inova com o "Amigo Secreto Solidário" e leva alegria aos idosos do Lar...

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra o Dia de...

Evento celebrou conquistas, homenageou parceiros e promoveu reflexão com palestra sobre saúde.   Na noite da quinta-feira, dia 28 de novembro, o Rotary Club de Rio...
Anuncie aqui

Natal de Solidariedade: Clube Rio Claro Sul Leva Alegria aos Idosos...

Ação emocionante reúne presentes, música e carinho em um gesto que reforça o espírito natalino e o compromisso com a comunidade. No último dia 17...

Solidariedade em Ação: Voluntários Transformam Vidas com Doações para o GACC

Advogadas Jane Dantas e Thais Casado Cataldi coordenam o 12º Café da Manhã Solidário, mobilizando doações para crianças e famílias atendidas pelo GACC e...
Anuncie aqui