Anuncie aqui
Anuncie aqui

Polícia Civil recupera mais de 16 mil celulares em operações na capital e no litoral de SP

Em seis dias, ações fecharam comércios que vendiam aparelhos com suspeita de furto e roubo; 39 pessoas foram presas.

Polícia Civil apreendeu mais de 16 mil celulares entre os dias 4 e 9 de janeiro em duas ações na capital paulista e na Baixada Santista para desarticular organizações criminosas que revendem aparelhos furtados ou roubados. Os itens apreendidos não possuíam comprovação de origem.

Anuncie aqui

De acordo com os investigadores, os aparelhos apresentavam indícios de furto, roubo e eram utilizados em comércios para conserto ou revenda de peças, abastecendo o mercado ilegal. 39 pessoas que participavam dessa rede de receptação foram presas em flagrante.

Em 4 de janeiro, os policiais foram às ruas da capital paulista na primeira fase da Operação Big Mobile e apreenderam 275 celulares. Dois dias depois, os agentes deflagraram a segunda fase da operação em lojas da região central de São Paulo. Cerca de 8,3 mil aparelhos sem nota fiscal ou comprovação de origem foram recolhidos. Foram 29 flagrantes e 32 pessoas presas. A operação contou com mais de 480 policiais, 213 viaturas, um drone e uma aeronave.

Em outra ação realizada por agentes que atuam na Baixada Santista, na quinta-feira (9), foram apreendidos 8,1 mil celulares em comércios das cidades de Santos, Bertioga, Guarujá e Cubatão. Sete pessoas foram presas em flagrante na ação. Elas responderão por crimes de descaminho e ordem tributária. Os agentes já iniciaram a análise dos aparelhos recuperados para identificar suas origens e eventuais vínculos com atividades ilícitas.

No litoral paulista, a ação teve o objetivo de dar uma resposta aos crimes praticados durante as festas de final de ano. Conforme a Secretaria da Segurança Pública, entre o Natal e o Ano Novo, os crimes patrimoniais na Baixada Santista caíram 35% na comparação com o mesmo período de 2023.

Investigação tenta identificar donos de celulares roubados ou furtados
Agora, os investigadores analisam a origem dos aparelhos e tentam identificar os donos por meio do código de IMEI. As buscas são realizadas a partir dos boletins de ocorrência registrados por vítimas de furto ou roubo de celulares. Desse modo, a Polícia Civil tenta estabelecer a relação entre os crimes e as lojas que supostamente receptam os aparelhos subtraídos.

“Por meio desses dados, conseguimos deflagrar a operação na capital. Nós pedimos que as vítimas continuem denunciando para que possamos continuar com as operações, localizar os telefones celulares e poder devolver aos proprietários”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian. Entenda procedimentos e informações necessárias para a polícia em caso de roubo e furto de celulares.

Em 2024, a Polícia Civil recuperou mais de 39 mil celulares, sendo que quase 36 mil foram devolvidos aos donos.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

BRK realiza mais de 9 mil análises laboratoriais no primeiro semestre em Rio Claro

Em média, 46 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente, evitando o descarte desse volume sem tratamento em...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Caminhonete colide com poste e árvores em Rio Claro; idoso e...

Acidente no Jardim Claret mobilizou SAMU, Guarda Civil e Polícia Científica; vítima de 70 anos teria sofrido mau súbito ao volante. Na tarde dessa  segunda-feira...

Polícia Civil desmantela parte da “biqueira milionária” no Jardim Araucária

Quatro prisões preventivas foram decretadas e veículos de luxo sequestrados em ação dos 2º e 3º Distritos Policiais de Rio Claro A Polícia Civil do...

Inscrições abertas para Escolinha de Ginástica Rítmica em Rio Claro

Vagas limitadas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, matriculados na rede pública de ensino. O Projeto Ginástica Rítmica – Formando Cidadãos, promovido...
Anuncie aqui

Jovem é morto a tiros em lanchonete de Rio Claro; polícia...

Gabriel da Silva Gonçalves, de 21 anos, foi executado na tarde desta sexta-feira (29) no Jardim Olinda. Criminosos fugiram e veículo usado na ação...

OAB Rio Claro celebra o Dia do Advogado com programação especial...

Evento reuniu profissionais em um dia de confraternização, homenagens e cuidados especiais. Advogar é lutar pela liberdade, defender direitos e ser a voz da justiça."...
Anuncie aqui