Além de tapa-buracos, município realiza outras ações para melhorar condições das vias públicas.
A prefeitura de Rio Claro está redobrando esforços nas ações de tapa-buracos e na melhoria das condições das vias, inclusive com substituição de asfalto em trechos mais críticos. É o caso do bairro Regina Picelli, onde uma das equipes da Secretaria de Obras está trocando 150 metros de asfalto danificado na Rua 2 e na via perpendicular. “Estamos arrancando o material antigo, refazendo a base e colocando nova capa asfáltica”, explica o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima, acrescentando que o trabalho está sendo feito com massa quente.
“Serviço semelhante também está sendo realizado em 40 metros da Avenida Santo Antônio, no Jardim Claret, com equipe da prefeitura”, informa Lima, acrescentando que, no Bosques de Rio Claro, outra equipe da prefeitura faz um grande trabalho de recuperação de via, praticamente um recapeamento, que inclui drenagem de uma mina de água na Rua 9, canalizada para uma boca de lobo usando tubulação de 84 metros de extensão.
A intensificação dos serviços de recuperação de vias, principalmente para aproveitar o período de escassez das chuvas, é uma determinação do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Ele lembra que empresa contratada pela prefeitura para reforçar as ações de tapa-buracos iniciou os trabalhos no mês passado. “Estamos fazendo todo o possível para melhorar as condições do asfalto, que há tempos é um problema em Rio Claro”, comenta o prefeito, reforçando que grande parte da pavimentação do município é muito velha e de difícil manutenção.
A empresa Rodomix Engenharia, que iniciou as atividades na cidade com reparo asfáltico na Chácara Rupiara, agora trabalha no Jardim Santa Elisa e, de lá, segue para o bairro Paineiras. “Nossa atenção com as condições das vias públicas abrange toda a cidade, inclusive os bairros mais afastados do Centro”, comenta o diretor da Fábrica de Artefatos de Cimento e Usina de Asfalto da prefeitura, Eduardo Manfrinatti.
Outras equipes próprias da prefeitura também trabalham na manutenção de vias, sendo duas delas realizando o tapa-buracos. Uma delas está na Avenida 70, entre Rua 14 e Avenida 66, no bairro Recanto Paraíso. Outra realiza reparos no Jardim Azul, nas ruas 4, 5 e 6. Já a equipe de sarjetas, canaleta e guias faz adequações em sarjetas na Avenida 2-A entre as ruas 10-B e Avenida Ulysses Guimarães.
Para solucionar o problema do piso asfáltico antigo, a prefeitura prepara pedido para autorização da Câmara de Vereadores para financiar R$ 20 milhões necessários ao recapeamento, sem cobrança dos moradores, de ruas e avenidas.