Na última sexta-feira (30), a Prefeitura de Cordeirópolis realizou a transmissão da live com informações sobre a covid, a abertura gradual do comércio e o retorno às aulas.
A vice-prefeita, Fátima Celin, citou as inaugurações que vão ocorrer em junho, mês em que Cordeirópolis completa 73 anos. A vice-prefeita também ressaltou a importância da vacinação, e informou que nesta semana a faixa etária dos 63 anos já pode receber a sua dose.
A diretora de Média e Alta Complexidade do Hospital, Kelen Rampo, afirmou que, em relação à pandemia, abril foi o mês mais difícil até agora. A diretora explica que o número de pacientes em observação ainda é alto, e pela primeira vez passou da marca de 600 pessoas, o que impede a diminuição dos casos graves, que necessitam de internação.
Kelen informou que, junto com a o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a equipe de saúde está programando a instalação de um ambulatório pós-covid, para atender aqueles pacientes que saíram da internação e precisam de acompanhamento profissional para se recuperarem completamente.
A diretora também alertou sobre casos de dengue, que continuam aumentando no município, e pediu a atenção de todos aos possíveis criadouros, que podem estar dentro das residências em locais com água parada. Ela destaca também a importância da vacinação contra a gripe, que contempla gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o posto de saúde mais próximo à sua residência.
A diretora Educacional, Silvana Mello, trouxe informações sobre o retorno gradual das aulas presenciais, tanto para o ensino infantil quanto para faculdades e cursos técnicos. Mediante avaliação do comitê de saúde, as atividades retornam nesta segunda-feira (03), seguindo todas as normas de distanciamento e higienização. A diretora pede aos pais e responsáveis que verifiquem e acompanhem o site e as redes sociais da escola para receber todas as informações necessárias.
Além disso, Silvana pede que, caso algum familiar teste positivo, que não enviem a criança à escola. Nesse caso, entre em contato com a unidade escolar e o posto de saúde para receber as orientações. Ela reforça também que o retorno não é obrigatório, e aqueles que optarem por prosseguir com o ensino remoto devem comunicar a instituição de ensino.
O responsável pela Vigilância Sanitária, Vanderlei Marangon, informou que a partir de amanhã (01) haverá ampliação no horário de funcionamento dos comércios e lojas em geral, incluindo restaurantes, salões de beleza e academias, além das atividades culturais e religiosas. Nessa fase de transição, que dura até o dia 09, o atendimento presencial será permitido das 6h às 20h, com até 25% da capacidade.
Marangon reforça que ainda é preciso tomar muito cuidado, por isso todos os estabelecimentos devem seguir as normas de higiene, utilizando máscara, disponibilizando álcool gel e mantendo o distanciamento social. Além disso, o toque de recolher segue das 20h às 5h. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Vigilância Sanitária pelos telefones 3546-9829 ou 3546-9828.