Casos de dengue e covid-19, esquema de fiscalização e suspensão das aulas presenciais foram os destaques.
Em live realizada às 16h30, na página oficial da Prefeitura de Cordeirópolis, o prefeito Adinan Ortolan pediu mais consciência aos jovens do município, para que evitem aglomeração, principalmente em festas e demais comemorações. “Hoje, em Cordeirópolis, temos quase 400 pessoas em monitoramento para casos positivos da covid-19, uma situação nunca vista em nosso município desde o início da pandemia”, apontou o prefeito.
“Vamos preparar mais leitos de UTI, visto que estamos próximos de 100% da ocupação.
Entretanto, esse sistema de contingência não acompanha o ritmo de contaminação que ocorre no momento, por isso, mais do que nunca, pedimos a todos e a cada um que se preservem” alertou Ortolan.
A coordenadora clínica do município, Gabriela Leme, afirma que estamos enfrentando um momento crítico da pandemia devido ao aumento significativo da internação de pessoas jovens. Gabriela lembra que, além dos casos de covid, também precisamos lidar com a internação de pacientes com outras patologias, que correm o risco de ficar sem leito devido ao aumento de casos.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Bellini, falou sobre a dengue, que também precisa da nossa atenção para evitar o aparecimento de novos casos. Ela informa que, apenas hoje, foram notificados 83 casos positivos, então precisamos fazer a lição de casa para evitar qualquer sinal de água parada, que pode se tornar um criadouro do mosquito da dengue. Nayara também pede que a população permita a nebulização em suas casas, uma ação feita para garantir a nossa segurança e impedir o aparecimento de novos criadouros.
O secretário de Governo e Segurança, Dalton Carvalho, informou que haverá fiscalização do município durante este fim de semana e no próximo, em que o comércio deve permanecer fechado. Para isso, haverá um trabalho em conjunto com a Vigilância Sanitária, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, comandada pelo sargento Caetano. Durante a madrugada, as equipes estarão espalhadas pela cidade para monitorar a circulação (sem fins justificáveis) de pessoas e agir preventivamente em casos de aglomeração. Dalton reforça que a população também pode colaborar com as equipes, ligando para o 153, Guarda Civil Municipal, ou para o 190, Polícia Militar, para denunciar qualquer ocorrência de festas ou aglomerações.
A secretária de Educação, Angelita Ortolan, informou que as aulas, que ocorrem até então de maneira híbrida, vão retomar de forma online em virtude do agravamento da pandemia. As aulas de segunda e terça-feira ainda ocorrerão presencialmente, mas de forma facultativa, e a partir de quarta-feira, dia 10, retomam de maneira totalmente online até o dia 19. Angelita informou ainda que nesses dois dias os pais serão orientados a como prosseguir com o ensino online, que deverá permanecer da mesma forma que era feito antes para os alunos do Infantil e Fundamental I.
“As famílias que tiverem dúvidas poderão entrar em contato com cada unidade escolar para esclarecê-las” comentou a secretária.