Pioneira na publicação de decreto de calamidade e no serviço de higienização de ruas, cidade já testou mais de mil pessoas e os investimentos na luta contra a covid-19 já ultrapassam R$ 1 milhão.
No início de março, quando o novo Coronavírus começou a se espalhar pelo Brasil, Cordeirópolis foi ágil e publicou um decreto de calamidade pública, ressaltando a preocupação, desde à época, em proteger seus munícipes contra a ameaça da Covid-19. Três meses depois, em um cenário diferente, onde o vírus já assola todo o país, a cidade continua firme e forte nesta batalha.
Desde o começo da quarentena em todo Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, tem investido pesado na luta contra a doença. Entre respiradores, equipamentos de proteção individual (máscaras, protetores faciais, macacões e etc), dois tipos de testes e vários outros materiais essenciais, já foram investidos mais de R$ 1 milhão, para frear a disseminação da doença na cidade.
Atualmente, a estrutura de Saúde de Cordeirópolis conta com seis Unidades Básicas de Saúde e um hospital com cinco leitos de UTI – todos equipados com respiradores – para atendimentos emergenciais de pacientes com a covid-19.
Além da Saúde, outras pastas têm sido fundamentais nesta batalha. Desde março, a Secretaria de Serviços Públicos atua, quase diariamente, fazendo a higienização e desinfecção de ruas, praças e hospital com solução de cloro, evitando a presença do vírus em locais de grande movimentação da cidade.
Foi criado também um comitê com médicos de referência, para em conjunto com a Secretaria de Saúde, definir as medidas que são tomadas na cidade. Formado pelo consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Dr. Helio Bancha, do Hospital Albert Einstein, o ex-secretário da Saúde de São Paulo e presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dr. Gonzalo Vecina Neto, diretor do Hospital Municipal, Dr. Joaquim Raposo, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Belini, a secretária de Saúde, Jordana Cassetário e a diretora de Alta complexidade, Kelen Rampo, o comitê realiza várias reuniões por videoconferência, com a presença do prefeito Adinan Ortolan.
Como Cordeirópolis é um dos poucos municípios que têm testado mesmo pacientes com sintomas leves, a quantidade de casos de covid-19 tem aumentado com rapidez, já ultrapassando 100 casos confirmados. “Agora, muito mais importante que os esforços da Prefeitura, é a colaboração dos munícipes. Estamos fazendo nossa parte, mas é muito importante que todos entendam a real situação e nos ajudem a vencer essa batalha”, disse o prefeito Adinan Ortolan.
Mesmo com estrutura de saúde de qualidade, testes e campanhas de prevenção, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade do uso de máscaras e do isolamento social para contenção do novo Coronavírus. “Precisamos nos cuidar. Muitas pessoas estão deixando de usar máscara e fazendo aglomerações nas ruas, isso atrasa a curva de diminuição do contágio e faz com que os casos aumentem cada vez mais. Pedimos a compreensão e responsabilidade de todos neste momento para que possamos voltar ao normal o mais rápido possível”, disse a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.
Segundo boletim do Governo do Estado de São Paulo Cordeirópolis tem 3 óbitos.