Interessados podem se inscrever para novas turmas para atividades a partir de 2019.
Na sexta-feira (28), Dia do Rio Corumbataí, a prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), entregou novos certificados de conclusão do Programa de Formação Ambiental (Proamb) para crianças e jovens da rede de ensino municipal.
Iniciado em maio deste ano e direcionado a alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas municipais, estaduais e particulares, o Proamb é uma das diversas atividades oferecidas pela prefeitura, que trabalha intensamente para ampliar as informações e a conscientização sobre questões ambientais.
“Essa é uma atividade inovadora e tem como objetivo principal resgatar o respeito e cuidado ao meio ambiente”, afirma o secretário municipal do meio ambiente, Ricardo Gobbi e Silva, ressaltando que o curso forma agentes ambientais com noções de cidadania e conscientização em relação ao meio ambiente, valorizando a natureza.
Divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, cerca de 100 alunos do Educandário Santa Maria Goretti e da escola municipal Antonio Maria Marrote receberam os certificados em solenidade realizada no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). É a segunda turma do curso ambiental.
“Gostei bastante das atividades porque abordam um tema muito importante, que é o respeito ao meio ambiente e os cuidados com a natureza”, comenta o estudante do oitavo ano do ensino Fundamental, Felipe Paixão Santana, do Educandário Santa Maria Goretti. “Esse certificado mostra o quanto nos dedicamos durante as atividades”, acrescenta.
Para a realização do curso, que é gratuito, é necessária a participação dos alunos em quatro encontros, cujos temas são: “Meio Ambiente e Cidadania”, “Resíduos Sólidos e Poluição”, “Para onde vai o meu resíduo?” e “Reflexão sobre o curso”. Cada encontro tem a duração de uma hora, sendo que na última os alunos fazem redação com os temas abordados. Ao término das atividades, é entregue certificado de conclusão do Proamb.
“Não é apenas um pedaço de papel e sim, valores construídos. Quando criança, participei de uma palestra com temas ambientais que despertou meu interesse no assunto e posteriormente acabei me graduando e trabalhando na área. Esperamos que isso possa acontecer com alguns de vocês”, disse o diretor municipal de Meio Ambiente, Iuri Antonio, durante a entrega dos certificados.
O diretor municipal de resíduos sólidos, Willian de Oliveira; o gerente de conservações da Sema, Leonardo Andrade; e o coordenador ambiental da Secretaria de Educação, Edison Andrade, também acompanharam a entrega dos certificados.
As escolas interessadas em participar devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. O curso é realizado dentro da sala de aula da escola participante, com limite de 60 alunos por turma e as inscrições feitas neste período do ano serão agendas após o início das aulas em fevereiro de 2019.
Essa é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura de Rio Claro em atenção às diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária e obtêm o certificado garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).