Município terá outra academia para pessoas com deficiência, cadeiras de rodas adaptadas para trilhas na floresta e kit acessibilidade para biblioteca.
No segundo semestre deste ano, Rio Claro deverá receber mais uma academia adaptada a pessoas com deficiência, com cinco equipamentos, e três cadeiras de rodas adaptadas para projeto trilhas na Floresta Estadual, além de kit acessibilidade com scanner leitor, linha braile e computador para uso na biblioteca do Centro Cultural. O município também deverá realizar novo curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Esses benefícios ao município foram confirmados ao secretário de Cultura de Rio Claro, Professor Dalberto Christofoletti, e ao assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, durante reunião na semana passada na capital Paulista com a secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.
Além de todas estas conquistas, Rio Claro está incluso em ações e políticas públicas conjuntas a pessoas com deficiência previstas para o segundo semestre e também sediará encontro regional sobre políticas públicas nesse setor.
“Estamos trabalhando para fortalecer a sinergia do município com o governo estadual, uma postura que já traz frutos importantes para nossa cidade”, comenta Professor Dalberto, que se reuniu com a secretária estadual no último dia 21, quarta-feira.
Já Paulo Meyer ressalta a importância destas conquistas e da atenção dedicada pela secretária Célia Leão a Rio Claro. “Cada vez mais acreditamos na transformação que vem fazendo de Rio Claro uma cidade mais inclusiva, em todos os setores”, destaca.
Célia Leão lembrou na reunião que, conforme a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rio Claro tem mais de 11 mil pessoas nessa condição e, “como orienta o governador João Doria, nós temos que levar a essa população ações e políticas públicas que garantam direitos iguais a todos”.