As previsões são de que o setor turístico em Gramado passe a registrar uma retomada gradual.
A Rede Laghetto Hotéis reabreiu nessa sexta-feira (24) o seu sétimo hotel em Gramado. Com 72 apartamentos, o Laghetto Vivace Premio (Av. Borges de Medeiros, 1533) funcionará atendendo a todos os protocolos sanitários estabelecidos com a pandemia de coronavírus, incluindo a atual ocupação máxima de 40%, atendendo a decretos estadual e municipal.
Com a reabertura de mais uma unidade, apenas três dos dez hotéis da Laghetto permanecem fechados em Gramado: Toscana, Fratello e Alpenhaus.
Vale lembrar que em Canela, o Laghetto Vivace Canela (Av. Júlio de Castilhos, 602) também retomou atividades desde 15 de julho.
Os hotéis da Rede que já estão funcionado diariamente em Gramado são o Laghetto Stilo Borges (Rua Senador Salgado Filho, 181), Laghetto Allegro Siena (Av. das Hortênsias, 3000), Laghetto Vivace Viale (Av. das Hortênsias, 829), Laghetto Stilo Centro (Rua São Pedro, 374), Laghetto Allegro Gramado (Av. Borges de Medeiros, 1700) e o Laghetto Allegro Pedras Altas (Rua Coronel João Corrêa, 287).
Serra Gaúcha se prepara para novos tempos no turismo
Aos poucos, a Serra Gaúcha se prepara para a retomada do turismo respeitando, é claro, as orientações da Organização Mundial da Saúde. Após mais de um mês sem receber novos visitantes, cidades como Gramado se planejaram para a retomada de suas atividades econômicas e eventos. Muitos restaurantes que estavam funcionando apenas no sistema delivery já reabriam. Algumas atividades como o varejo de vinícolas no Vale dos Vinhedos e alguns hotéis no Vale dos Vinhedos e Gramado também já reabriram.
No entanto, estamos vivendo um período delicado de muitas incertezas. A bandeira que define o que pode e o que não pode abrir na Serra Gaúcha é alterada a cada semana. Se você mora longe, sugiro que nesse momento fique em casa apenas planejando sua próxima viagem para a serra gaúcha. Aguarde para viajar quando for mais seguro. Muitos hotéis estão oferecendo promoções de tarifas inacreditáveis com venda de voucher em reservas que podem ser utilizadas pelo prazo de um ou até dois anos.
A retomada do turismo em Gramado
Segundo a Gramadotur, a demanda e o ritmo de retomada dependerão do monitoramento frequente da capacidade de atendimento na rede de saúde. A maioria dos turistas ainda não se sente seguro para sair de casa. As previsões são de que o setor turístico em Gramado passe a registrar uma retomada gradual e mais sensível da demanda a partir do segundo semestre de 2020, em meados do mês de agosto. A cidade serrana contabilizou poucos eventos cancelados, mas teve 37 deles adiados, do primeiro para o segundo semestre de 2020 ou para o início do ano de 2021, além de alterações do calendário municipal de eventos.