Anuncie aqui

Iniciativa visa elaboração do plano local de resiliência para diminuir riscos de desastres.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, assinou nesta terça-feira (21) decreto que cria o Comitê da Cidade Resiliente em Rio Claro, formado por integrantes do Comitê Municipal de Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres. Os novos membros terão a responsabilidade de elaborar o plano local de resiliência que consiste em um conjunto de ações e procedimentos que nortearão o município em busca de diminuir ou minimizar os riscos e emergências causadas por fenômenos naturais ou pela ação/omissão do homem.

“Precisamos atuar de forma preventiva para evitar desastres naturais e, em caso de ocorrências, estarmos preparados e para agir e garantir a segurança e o bem-estar das pessoas”, comenta o prefeito Juninho. “A construção da estratégia de resiliência deve ser colaborativa com o envolvimento de vários setores da cidade”, reforça Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, que irá presidir o Comitê da Cidade Resiliente.

Anuncie aqui

O diretor da Defesa Civil, Wagner Araújo, explica que “o plano visa aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e segurança dos cidadãos”.

Caberá ao comitê promover a implantação do Marco de Sendai para a redução do risco de desastres, por meio de ações integradas em função da interdisciplinaridade dos temas; realizar o relatório de autoavaliação da campanha mundial “Construindo Cidades Resilientes”; discutir conjuntamente os problemas e estratégias para aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas estabelecidas; e elaborar e manter atualizado o plano local de resiliência conforme as diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas.

Anuncie aqui