Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro discute exploração econômica da Floresta Estadual

Atividades econômicas poderão ser desenvolvidas na Feena pela iniciativa privada.

O município de Rio Claro realizou nesta quarta-feira (14) a primeira reunião de sondagem de mercado para a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). Representantes da prefeitura, Câmara Municipal, Fundação Florestal, instituições e empresários se reuniram para discutir possíveis e potenciais atividades econômicas que possam ser desenvolvidas na floresta.

Anuncie aqui

“Essa é uma grande oportunidade que Rio Claro tem de discutir o uso sustentável da floresta, um sonho antigo que começa a avançar com essa primeira sondagem”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A floresta é um patrimônio histórico-cultural importante para Rio Claro, região e o estado, e temos que buscar maneiras de torná-la atrativa aos visitantes e gerar recursos que possam colaborar com sua manutenção e preservação”, acrescentou.

A vereadora Carol Gomes, que ajudou a organizar a reunião, observou que essa sondagem é fruto da vontade política do governador João Dória de apoiar as parcerias entre poder público e iniciativa privada. “Nosso objetivo é resgatar esse patrimônio histórico de Rio Claro, valorizar esse espaço gerando emprego e renda na cidade”, disse.

Para o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, esse é um momento histórico. “Esse é o primeiro passo para que esse patrimônio histórico-cultural que é a Feena, com o apoio da iniciativa privada, seja também um instrumento regional de entretenimento”, assinalou.

Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, informou que o governo estadual está buscando construir um modelo de concessão para área de uso público nas unidades de conservação. “O modelo de concessão da Feena será construído junto com a sociedade. Vamos executar o que a cidade entender ser o melhor para a floresta”, explicou.

O gestor da Feena, Rodrigo Campanha, falou sobre o desafio de administrar a Feena, que é a terceira maior floresta urbana do Brasil, atrás apenas das florestas da Cantareira e da Tijuca. Campanha destacou a localização estratégica da Feena, próxima a rodovias e aeroportos, como ponto positivo para exploração de atividades como hospedagem, centro de eventos, lanchonetes, restaurantes etc. “Temos possibilidades reais de revitalizar a estrutura da Feena para que os empresários possam operar sem grandes investimentos”, salientou.

Além da permissão de uso do espaço, o governo estadual ainda trabalha com a possibilidade de patrocínio, empresas que queiram “adotar” espaços da Feena ajudando na manutenção e conservação.

Também participaram do evento os secretários municipais Ricardo Gobbi e Silva (Meio Ambiente), Ricardo Campeão (Habitação), Francesco Rotolo (Governo) e Ronaldo Penteado (Esportes e Turismo); Paulo Bortolotti, superintendente do Daae; os vereadores Júlio Lopes, Hernani Leonhardt e Ruggero Seron; o promotor de Justiça Gilberto Porto Camargo; Cláudio Von Zuben e José Alexandre Perinotto, diretores da Unesp; além de empresários e representantes de entidades.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Assembleia Legislativa de São Paulo adere ao Pacto Ninguém se Cala

Projeto do MPSP e TRT combate violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (27/3), o procurador-geral de Justiça, Fernando José Martins,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...
Anuncie aqui