Rio Claro foi uma das cidades onde a Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (14) a Operação Green Net, com a finalidade de combater o tráfico de drogas desenvolvido principalmente por intermédio de perfis mantidos em rede social.
São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Praia Grande, Campos do Jordão e São Paulo completaram a lista de cidades paulistas envolvidas, que incluiu ainda Contagem (Minas Gerais) e Almirante Tamandaré, no Paraná.
Cerca de 70 agentes da PF deram cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Estadual em São José do Rio Preto. Também foi determinado o bloqueio de cinco perfis utilizados com a finalidade de comercializar o produto ilícito e que funcionavam como ponto de referência para usuários de drogas nas redes sociais.
Segundo as investigações, pelo menos desde o ano de 2019, perfis mantidos na rede social eram utilizados para a livre comercialização de maconha híbrida de alto valor agregado, com entrega pelo Correio. Ao mesmo tempo, as investigações descobriram um núcleo de pessoas em São José do Rio Preto que adquiria a droga com a finalidade de revenda a terceiros.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes pelos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico, os quais são previstos nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, cujas penas somadas variam de 8 a 25 anos de reclusão.
Durante a realização das buscas, foram apreendidos drogas e dinheiro em alguns locais, e os responsáveis foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal, para adoção das medidas de polícia judiciária cabíveis.