Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro ganha prêmio estadual com Horta Solidária

Projeto criado no ano passado pela prefeitura recebe reconhecimento estadual.

A iniciativa da prefeitura de Rio Claro em transformar uma área de lixo e insegurança em espaço de produção de alimentos e geração de emprego foi contemplada com o Prêmio “Josué de Castro de Combate à fome e à desnutrição”, concedido pelo governo estadual a iniciativas que promovam a segurança alimentar. O município conseguiu o segundo lugar na premiação com a apresentação do projeto Horta Solidária, implantado no ano passado, logo no início da atual administração.

Anuncie aqui

“Vimos naquele espaço, que não tinha nenhuma utilidade e era motivo de constantes reclamações, a oportunidade para produzirmos alimentos para quem mais precisa. O maior prêmio é poder colocar o projeto à disposição de outros municípios para que mais pessoas sejam atendidas”, destaca o prefeito Juninho da Padaria, que esteve em São Paulo na terça-feira (30) participando da cerimônia de entrega do prêmio. “Este é um projeto que tem sido referência para outras cidades e agora recebemos mais este reconhecimento”, finaliza Juninho.

O município foi premiado na categoria “programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos do Estado de São Paulo, municipais ou estaduais”. “Trabalhamos para proporcionar às pessoas menos favorecidas uma alimentação de qualidade e os nossos projetos, inclusive a Horta Solidária, estão alinhados a essa proposta, já que toda a sua produção é direcionada, por meio do Banco de Alimentos, a pessoas que precisam deste atendimento”, observa Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.

Além de auxiliar na alimentação de quem mais precisa, levando itens de qualidade à mesa das pessoas, a Horta Solidária se destaca por seu papel de transformar vidas, dando oportunidade de emprego e capacitação profissional a pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social, através do programa Nova Vida. O programa já atende cerca de 250 bolsistas. “Com a Horta Solidária atuamos em diferentes áreas sociais, beneficiando centenas de pessoas”, observa Daniel Bastos Buchdid, diretor do Departamento de Gestão de Programas Complementares.

“Esse reconhecimento nos motiva ainda mais a continuar trabalhando, com dedicação e empenho, em favor da comunidade”, afirma Larissa Baungartner Zeminian, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para a implantação da Horta Solidária, o terreno foi limpo, recebeu alambrado, calçadas, sistema de irrigação e toda a infraestrutura básica necessária. No início foram criados doze canteiros para a produção de verduras e hortaliças e aos poucos a estrutura foi ampliada, chegando a 50 canteiros, com produção que hoje ultrapassa uma tonelada por mês. O local conta também com espaço especial para crianças fazerem o plantio e colheita de alimentos, sendo a horta aliada na abordagem educativa.

O prêmio “Josué de Castro de Combate à fome e à desnutrição” é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Na categoria em que Rio Claro ficou com a segunda posição a vencedora foi Botucatu, com o projeto “Agricultura Urbana”. A terceira colocação foi para Lins com o “Projeto Horta nas Escolas”. A Secretaria do Desenvolvimento Social de Rio Claro cadastrou, ainda, outro projeto intitulado “Planejamento das Ações de Educação Alimentar e Nutricional no Município de Rio Claro/SP”, que foi classificado em 13º lugar.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Morre motorista atingido por trem em passagem de nível em Itirapina

Acidente com caminhonete ocorreu na segunda-feira (13); idoso de 76 anos não resistiu aos ferimentos O motorista da caminhonete atingida...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...

Campanha de doação de medula continua neste sábado em Rio Claro

Após 320 cadastros na sexta-feira, ação segue no Grêmio com meta de alcançar mil doadores em apoio à pequena Lorena   A mobilização em torno da...
Anuncie aqui

Alunas do Colégio Koelle representam o Brasil na maior feira mundial...

Instituição rio-clarense se destaca por incentivar protagonismo científico e inovação entre jovens estudantes. O Colégio Koelle, referência em excelência educacional em Rio Claro, alcançou reconhecimento...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui