Núcleo de Orientação ao Idoso funcionará no Paço Municipal.
No Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro (segunda-feira), a prefeitura de Rio Claro inaugurou no município: o Núcleo de Orientação ao Idoso. Agora com o cuidado e acolhimento que merece, o idoso encontra as informações e orientações que precisa num único lugar. Gerenciado pelo Fundo Social de Solidariedade e Assessoria do Idoso, o Núcleo começa a atender na próxima segunda-feira (8).
“Todas as secretarias municipais estão integradas ao serviço, dando condições para que o idoso tenha seus direitos assegurados”, destacou o prefeito Juninho da Padaria
“Estamos dando início a um serviço que irá aproximar e orientar os idosos, e contamos com a colaboração de todos, inclusive com sugestões, para que este trabalho tenha sucesso”, observou Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, destacando que o núcleo será um local onde o idoso encontrará acolhimento e informação para que possa usar os serviços que já são realizados no município e muitas vezes são desconhecidos.
O funcionamento do serviço e algumas das orientações a que os idosos terão acesso no núcleo foram explicados por Néia Magalhães, da Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, vinculada à Secretaria da Cultura. “Esse é um passo muito importante que está sendo dado”, resumiu Néia, explicando que a necessidade de um espaço único de orientação é uma demanda que foi identificada no dia a dia, com os participantes de grupos de terceira idade.
Elisa Terra, presidente do Conselho do Idoso, disse que essa é uma iniciativa que se soma ao trabalho já realizado no município. “É um avanço no atendimento aos idosos”, disse Maria José Lucke, também do Conselho do Idoso.
O Núcleo de Orientação ao Idoso reúne todas as informações sobre os serviços e políticas públicas disponíveis para as pessoas com mais de 60 anos de idade. No local, os idosos poderão obter orientações sobre direitos e deveres, funcionamento dos serviços públicos e sobre a legislação que protege os direitos da pessoa idosa. Também poderão fazer cadastro em grupos de terceira idade e para carteira de transporte interestadual. O núcleo fará ainda encaminhamentos das denúncias de casos de violência e situações de risco e, se necessário, para as áreas psicológica, social e jurídica.
“É um serviço que se funcionar de acordo com o proposto irá ajudar muito a população idosa, que muitas vezes não sabe onde procurar a informação necessária para ter acesso a um serviço e hoje encontra muita dificuldade para conseguir a orientação necessária”, disse Sandra Veloso, do grupo Luluzinhas. “É um grande ganho para o município e para a população idosa, que saberá a quem recorrer para tirar dúvidas e receber orientações sobre o que precisa”, frisou Thais Inforzato, coordenadora do Centro Dia do Idoso Padre Augusto Casagrande.
O novo serviço irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, no paço municipal próximo à entrada da Avenida 3. O telefone é 3526-7144.