Mais de 9,5 mil exames foram realizados desde janeiro de 2017.
Outubro é marcado como o mês da prevenção ao câncer de mama, o chamado “Outubro Rosa”. Em Rio Claro, de janeiro de 2017 a setembro de 2018 mais de 9 mil mulheres realizaram mamografia, o que zerou a fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para esses exames. Desde então a realização dos exames é feita com espera de apenas alguns dias e, quando necessário, em até três semanas a mulher já está iniciando o tratamento da doença.
Com o trabalho do Espaço Mais Saúde, do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e da Santa Casa, 4.023 exames foram feitos em 2017 e mais 5.539 em 2018, totalizando 9.562 mamografias realizadas no período. A central de regulação do SUS (Sistema Único de Saúde) em Rio Claro registrou também entre janeiro de 2017 e setembro de 2018 um total de 1.656 ausências, isto é, de pacientes que não compareceram ao exame na data e hora marcadas.
No Espaço Mais Saúde, após a realização das mamografias, os filmes radiográficos são encaminhados a especialista e os resultados, que saem em até 20 dias, são encaminhados ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). Os casos com resultado positivo são imediatamente encaminhados para tratamento.
O exame de mamografia deve ser feito anualmente por todas as mulheres acima de 50 anos de idade e para as mais jovens, quando há indicação médica. Para ter acesso ao exame na rede pública, as mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas.
Segundo o especialista em mastologia, o médico Daniel Buttros, Rio Claro dá o exemplo na prevenção ao câncer de mama. “É uma doença que tem tratamento e cura e tudo depende do tempo em que se faz o diagnóstico. Quanto menor o nódulo, mais fácil de tratar. E a mamografia é o melhor exame para isso. Hoje entre fazer o exame de mamografia e iniciar o tratamento na oncologia não passa de três semanas”, completa o médico.