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Rio Claro investe R$ 2,7 milhões em reformas e manutenção de escolas

Recursos estão sendo investidos em 21 obras, sendo 12 já finalizadas.

O setor de educação é uma das prioridades de investimento da prefeitura de Rio Claro, que tem realizado obras de construção, reforma e manutenção de escolas, e melhorado o trabalho pedagógico com oferta de cursos de capacitação para os professores. De janeiro do ano passado até agora, a prefeitura realizou 21 processos licitatórios para reformas e manutenção de escolas com investimento de cerca de R$ 2,7 milhões nesses serviços. Dessas 21 obras, 12 já foram finalizadas, três estão em execução, quatro aguardam assinatura de contrato e duas estão em fase de homologação.

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Esse resumo de trabalho foi apresentado pelo secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, na Tribuna Livre da Câmara Municipal na sessão de segunda-feira (11). “Muitas dessas obras eram reivindicações antigas que felizmente estamos conseguindo atender com o objetivo de oferecer maior conforto para a comunidade escolar”, informou Moreira, destacando que após longo tempo de espera, a população pode comemorar a construção do muro no entorno das escolas “Jardim das Palmeiras – Caic” e “Isolina Huppert Cassavia”, a reconstrução de muro da escola “Armando Grisi”, a instalação de grades no entorno da escola “Elpidio Mina” e individualização das escolas municipais do complexo educacional do Jardim Novo I.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, enalteceu a iniciativa pioneira em Rio Claro. “É um ato de responsabilidade do prefeito Juninho da Padaria permitir que os secretários utilizem a tribuna para fazer esclarecimentos aos vereadores sobre o trabalho realizado pelo Executivo, já que a Câmara é a casa do povo e é papel dos vereadores fiscalizar e acompanhar as ações do Executivo”, assinalou André Godoy, acrescentando que a iniciativa mostra compromisso, respeito e transparência com as ações realizadas pela prefeitura.

Além das obras realizadas por empresas contratadas, outros serviços também são executados com equipe própria da secretaria. Como exemplo, Moreira citou as adaptações dos prédios para a mudança das escolas Arlindo Ansanello, Darci Reginato, Marina Cyrino, José de Campos Chagas e Projeto Caic, que ganharam melhores instalações. Isso sem contar a ampliação da escola Dom Pedro I, que ganhou segunda unidade, e a instituição da escola “Jardim Esmeralda”.

Além de reforma e manutenção, novas escolas estão sendo construídas. A creche do Terra Nova está sendo finalizada e vai atender 130 crianças em período integral. A obra é fruto de parceria entre a prefeitura e o governo estadual, com investimento de R$ 1,9 milhão. Na segunda-feira (11) a prefeitura, em parceria com o governo federal, iniciou a construção de uma escola de ensino fundamental no bairro Benjamin de Castro, com capacidade para 780 alunos. O investimento é de R$ 3,5 milhões. Outra escola de mesmo porte será construída no bairro Jardim Novo II com início previsto para breve, também com investimento de R$ 3,5 milhões.

“São regiões com grande demanda de alunos porque casas populares foram entregues sem a construção de equipamentos públicos. Hoje as crianças estudam em outros bairros e, com as novas escolas, vamos economizar com transporte escolar”, destacou Moreira, ressaltando o apoio do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, para viabilização e execução das obras. “Desde o início do governo, o prefeito colocou como prioridade a manutenção das escolas e ampliação de vagas”, assinalou.

O trabalho pedagógico não foi esquecido. Desde o ano passado, a Secretaria da Educação ofereceu 26 formações aos educadores, em parceria com outras instituições e secretarias. Outra medida implantada foi ampliar o número de professores beneficiados com a gratificação por difícil acesso, subindo de cinco para onze escolas favorecidas. Neste ano todas as creches municipais passaram a contar com professores na etapa 1 (berçário I e II) e a rede municipal implantou programa contínuo de educação ambiental. Além disso, foram criadas comissões de estudo para aperfeiçoar ainda mais o processo pedagógico nas escolas.

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