Calendário tem desenhos feitos por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A prefeitura de Rio Claro lançou nesta semana calendário 2024 tendo a inclusão como tema central. O item está sendo distribuído gratuitamente e são poucos exemplares. Os interessados podem procurar a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Centro Cultural Roberto Palmari, ou entrar em contato pelo WhatsApp (19) 9 8911-8607. Além disso, quem quiser acessar remotamente relação de datas com temáticas inclusivas pode acessar https://abre.ai/calendario-inclusivo-2024
“Transformar Rio Claro em uma cidade cada vez mais inclusiva é um objetivo que abraçamos desde o início de nossa gestão, e acreditamos que toda a iniciativa voltada para esse tema merece destaque”, comenta o prefeito Gustavo.
A elaboração do calendário 2024 inclusivo teve a participação de 185 crianças. O lançamento foi quarta-feira (20) nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos bairros Panorama e Bandeirantes, e no educandário Santa Maria Goretti, com presença do assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, e Rita Godoy, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social.
Além de desenhos das crianças, o calendário inclusivo 2024 destaca datas referentes à inclusão durante o ano e ações que o município vem realizando no âmbito de políticas públicas para pessoas com deficiência.
A participação das crianças dos SCFV se deu a partir do projeto Difundindo Inclusão. Todos os desenhos ficaram expostos no Centro Cultural. Além de um exemplar do calendário, os meninos e meninas receberam certificado de participação na Virada Inclusiva, uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com várias atividades de 1º a 15 de dezembro. Em 3 de dezembro celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
“O calendário inclusivo ajuda a dar visibilidade para o tema ‘inclusão’ e, além disso, o projeto, que está em seu segundo ano, conscientiza crianças e adolescentes sobre esse tema tão importante para nossa sociedade”, comenta Paulo Meyer.