Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro premia vencedores da 5ª Olimpíada Ambiental

Iniciativa da prefeitura abrange ações de conscientização ambiental com atividades esportivas e culturais.

As escolas municipais de Rio Claro Maria Aparecida Polastri Hartung (Educação Infantil) e Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho (Ensino Fundamental) são as vencedoras da quinta Olimpíada Ambiental de Rio Claro, que foram premiadas com uma televisão Smart de 32 polegadas cada.

Anuncie aqui

Essa foi a terceira vez consecutiva que a escola Maria Hartung conquistou a primeira colocação e a primeira vez que a escola Prof. Luiz Martins conquistou o título.

A premiação foi realizada na noite de segunda-feira (2), no Centro Cultural e, completando o pódio, as segundas posições garantiram uma caixa de som às escolas Monteiro Lobato (Educação Infantil) e Antonio Sebastião da Silva (Ensino Fundamental). Nas terceiras posições ficaram as escolas municipais Caminho Da Vida Profa. Margarida Penteado (Educação Infantil) e Caic (Ensino Fundamental), que ganharam uma impressora cada.

“Acreditamos na educação como agente transformador e este projeto evidencia esse trabalho, sendo referência nacional pelas ações executadas no município”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante a cerimônia, lembrando do segundo lugar que a iniciativa rio-clarense obteve em 2018 no prêmio nacional “Melhores Práticas de Sustentabilidade”.

A Olimpíada Ambiental foi realizada pela prefeitura por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Esportes e Turismo, e teve o envolvimento de 17 escolas municipais da Educação Infantil e Ensino Fundamental, da Associação Estação do Bem e de dois projetos do Programa de Educação Integral (PEI), somando mais de seis mil pessoas diretamente envolvidas.

Na recolha de óleo usado, a escola Maria Aparecida Hartung obteve a maior arrecadação, com 931 litros recolhidos. Os alunos Miguel Avelino e Alana Ferreira foram os destaques dessa campanha e como incentivo pela prática, receberam uma bicicleta cada.

“O envolvimento dos alunos e de suas famílias foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa”, pontuou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa.

A olimpíada ambiental “Em consonância com os ODS” integra o calendário oficial do município de Rio Claro e, neste ano, abordou o desenvolvimento sustentável. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) abrangem 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que serão referência até 2030.

Durante a cerimônia, alunos do Projeto de Educação Integral (PEI) Sueli Marin, vencedores nesta categoria, fizeram apresentação teatral, abordando um dos temas dos ODS, a educação inclusiva.

A escola Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho obteve a mesma pontuação e também foi premiada com medalhas e troféu. Também houve premiação para a melhor atriz, que recebeu um tablet.

Houve ainda entrega de medalhas nas modalidades esportivas para as três melhores escolas. No atletismo masculino, a escola campeã foi o Caic e no feminino, a escola Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho. No revezamento, a campeã foi a escola Antonio Sebastião da Silva; no salto em distância masculino, Caic e, no feminino, Prof. Luiz Martins.

Os alunos da Escola Municipal Professor Denizard França Machado conquistaram o 3º lugar no Fustasal em função da distância da escola, infelizmente o time não pode estar presente na premiação a coordenadora Pedagógica Lucilene Murbach e a aluna Débora receberam as medalhas e representaram os atletas da escola que fizeram por merecer a classificação.

Na natação masculina a escola Dante Egréggio foi a campeã e no feminina, Antonio Sebastião da Silva. No xadrez, a escola Prof. Luiz Martins Rodrigues Filho foi campeã nas duas categorias. E no futsal, a escola Caic foi campeã tanto no masculino como no feminino e os melhores jogadores ganharam uma bicicleta cada.

“Cada vez mais as crianças se envolvem e se preocupam com as questões ambientais, inserindo a Olimpíada Ambiental e principalmente seus ensinamentos em suas rotinas e de suas famílias”, analisa o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação e interlocutor do Programa Município Verde Azul, Edison Andrade.

Também participaram do evento, o diretor municipal de Resíduos Sólidos, Willian de Oliveira; o gerente de planejamento ambiental, Leonardo Andrade; os vereadores Geraldo Voluntário e Júlio Lopes e o assessor dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Paulo Meyer.

A olimpíada ambiental tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Cultura, Secretaria de Saúde, por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses, Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Câmara Municipal, Consórcio PCJ, Comissão A3P, Cooperviva e Associação Novo Tempo. O patrocínio é da Sustentare Saneamento, Pumas Rio Claro e do jogador de futebol Roger Bernardo.

A atividade integra as ações de Rio Claro no “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Assembleia Legislativa de São Paulo adere ao Pacto Ninguém se Cala

Projeto do MPSP e TRT combate violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (27/3), o procurador-geral de Justiça, Fernando José Martins,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...
Anuncie aqui

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui