Escolas públicas e particulares podem se inscrever até quarta-feira (15).
A prefeitura de Rio Claro está preparando a 4ª Olimpíada Ambiental que reúne alunos das escolas públicas e particulares. As unidades de ensino que quiserem participar da competição têm até a próxima quarta-feira, dia 15 de agosto, para fazerem a inscrição. As escolas municipais devem fazer a inscrição no portal da Secretaria Municipal da Educação, no endereço www.educacaorc.com.br. As inscrições para escolas particulares devem ser feitas pelos telefones (19) 3522-1949, com Edison, e (19) 3522-1997, com Leonardo, em horário comercial.
A Olimpíada Ambiental é organizada pelas secretarias da Educação e do Meio Ambiente e a cada edição o evento tem ampliado a participação de alunos da educação infantil e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano). “A Olimpíada Ambiental tem como objetivo a conscientização e aprendizagem sobre questões ambientais por meio lúdico e de cooperação, visando, além disso, a integração dos estudantes e a prática esportiva”, comenta o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.
A “Olimpíada Ambiental, Atitudes que Podem Mudar o Mundo” foi criada em 2015 por lei municipal e faz parte do calendário oficial de eventos do município. Neste ano a Olimpíada Ambiental abordará o tema: “10 diretivas do Programa Município Verde Azul” e contará com atividades para alunos da educação infantil e do ensino fundamental, como arrecadação de materiais recicláveis e peças teatrais que serão realizadas entre agosto e novembro. “Para alunos do ensino fundamental também haverá a realização de jogos cooperativos, como corrida do saco, cabo de guerra e caça ao tesouro, além de futebol de salão masculino e feminino”, informa Edson Norberto Andrade, coordenador pedagógico de Educação Ambiental da Secretaria da Educação.
“Há um grande envolvimento das crianças nestas atividades o que demonstra a preocupação deles com o futuro do nosso meio ambiente”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.
O projeto Olimpíada Ambiental foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como projeto inovador, sendo finalista do sétimo prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, cuja premiação está prevista para o dia 23 de agosto, em Brasília.