Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio Claro soma avanços no atendimento às pessoas com deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro. Município trabalha para ampliar inclusão.

Rio Claro soma avanços nas ações pelas pessoas com deficiência. Sábado (3) é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o município ampliou atendimentos e serviços voltados a essa parte da comunidade. “Ainda há muito a se alcançar, mas o sucesso de iniciativas que tomamos até aqui nos estimula a seguir buscando uma cidade cada vez mais inclusiva”, comenta o prefeito Gustavo.

Anuncie aqui

Neste ano Rio Claro lançou o Programa #RioClaroCidadeInclusiva. O programa realizou várias ações como palestras e oficinas voltadas a universitários, adolescentes e usuários dos Cras, com objetivo de difundir a inclusão.

Além disso foi criado o projeto Rio Claro #ParaTodosVerem com divulgação de vídeos de prédios históricos com áudio descrição e detalhes sobre marcos urbanos e arquitetônicos do município, numa ação conjunta da Secretaria de Cultura, Arquivo Público e Secretaria de Comunicação. A prefeitura também passou a utilizar comunicação inclusiva em postagens nas redes sociais.

Houve muitas outras melhorias. Academia adaptada foi instalada defronte ao centro Princesa Victoria, e o Lago Azul ganhou playground adaptado. O município agora tem cadeiras de trilha adaptada para passeios na Floresta Estadual e equipamento de acessibilidade para deficientes visuais terem acesso a todo acervo da biblioteca do Centro Cultural.

“São conquistas que mostram a importância de nosso bom relacionamento com o governo estadual”, comenta o secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti, destacando os convênios da prefeitura com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

De acordo com o assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, a atenção a esse público é dedicada por todos os setores da administração municipal. Ele cita como exemplo os playgrounds acessíveis instalados neste ano nas escolas municipais, os dispositivos de acessibilidade instalados no Casarão da Cultura, a ampliação das vagas de estacionamento reservadas a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, e a colocação de rampas de acessibilidade.

Outra conquista importante foi o programa Meu Emprego Inclusivo, que visa atender pessoas com deficiência em busca de acesso ao mercado de trabalho. Os atendimentos são feitos quinzenalmente no PAT Rio Claro, em mais um trabalho conjunto com o governo do estado.

O município também lançou neste ano projeto que aplica “multa moral” em motoristas que ocupam indevidamente vagas de pessoas com deficiência e idosos. Outro projeto de sucesso foi o projeto de arte e inclusão nos Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos, com concurso de desenhos e textos com o tema “Inclusão” e apresentações artísticas.

No decorrer do ano também foram disponibilizados cursos de Libras em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Senac, além de cursos de empoderamento para mulheres com deficiência e capacitações com foco no empreendedorismo.

Em junho, pela primeira vez Rio Claro realizou desfile de aniversário da cidade com destaque para inclusão em trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Esportes. O município também prepara espaços inclusivos para outros eventos de grande porte, incluindo nos dispositivos de acessibilidade áudio descrição para deficientes visuais e libras para surdos.

“Os trabalhos não param, o governo Gustavo está comprometido com a inclusão e vem ouvindo as pessoas com deficiência sobre suas necessidades”, observa Paulo Meyer. “Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é fundamental difundir o papel de todos para que juntos alcancemos uma cidade mais inclusiva”, finaliza.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Polícia Militar prende homem após ameaçar e tentar agredir a própria mãe em Rio Claro

A ação rápida da PM impediu nova agressão e garantiu a segurança da vítima no bairro Parque São Jorge. Na...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Confronto com o 10º BAEP termina com dois criminosos mortos em...

Dupla em motocicleta furtada atirou contra equipes da Polícia Militar durante acompanhamento; armas de fogo foram apreendidas no local. Na noite desse Domingo (5), uma...

Grupo Mais vida, realiza cadastro de doadores de medula óssea em...

Menina enfrenta grave doença e precisa com urgência de um transplante; ação acontece dia 10 de outubro no Grêmio. A história da Rio-clarense Lorena Cardoso...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...
Anuncie aqui

30 vagões de trem com milho descarrilam em Araraquara; é o...

Acidente com vagões da Rumo aconteceu na tarde desta quinta (2) e causas são investigadas. Ninguém se feriu. Há uma semana, caminhão causou descarrilamento...

Festa surpresa marca os 80 anos do Professor Moacir Rossini

No último dia 17 de setembro, funcionários e colaboradores do CPP – Centro do Professorado Paulista se reuniram para uma animada e emocionante festa...
Anuncie aqui