Evento será na quarta-feira (25), às 19h30, no Casarão da Cultura.
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, será marcado em Rio Claro por roda de conversa para discutir o tema “A mulher negra em todos os espaços”. A atividade, nesta quarta-feira (25), será às 19h30 no Casarão da Cultura. A entrada é gratuita.
“É preciso enfrentar o problema e falar sobre ele para que sejam encontrados caminhos que nos levem à superação do racismo e todos os males a ele relacionados”, diz Daniela Ferraz, secretária da Cultura.
A roda de conversa terá participação da pedagoga Carla Cristina Cardia Marana e da psicóloga Maria Aparecida de Laia. “A atividade irá discutir as desvantagens às quais a mulher negra está sujeita diariamente e que traz consequências como a solidão, violência física, sexual e psicológica”, destaca Josiane Martins, assessora municipal de Direitos Raciais, da diretoria municipal de Políticas Especiais.
Também será discutido o contexto profissional e social da mulher, relacionando com o poder e reconhecimento feminino dentro da cultura africana. O objetivo da atividade é levar ânimo e empoderamento às mulheres para que possam se livrar do encarceramento cultural e social criado a partir do racismo.