Na tarde desta quinta-feira, 26 de junho, o Rotary E-Club of Latinoamérica realizou a cerimônia oficial de entrega de uma impressora 3D ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) Princesa Victória, em Rio Claro. O evento marcou um importante avanço para a Reabilitação no município, reunindo representantes de diversas instituições, autoridades, profissionais de saúde, imprensa, pais e alunos.
Estiveram presentes Carlos Augusto Báccaro, do Rotary E-Club of Latinoamérica e responsável pelo projeto de aquisição e doação do equipamento; Filippi Ongarelli, professor do Colégio Puríssimo e coordenador do Projeto AFO Solidária; Natália Matos Bertoli, da coordenação do CER Princesa Vitória, além da equipe multidisciplinar da entidade, representantes do Colégio Puríssimo, pais e alunos, da Fundação Municipal de Saúde, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, membros do Clube Rio Claro Sul (ex-Rotary Club de Rio Claro Sul) o atual presidente Antonio Thobias de Aguiar e Walter Uehara, imprensa e convidados.
A cerimônia também contou com a participação on-line da presidente do Rotary E-Club of Latinoamérica, Capitana Marysol Esparza Aguinaga, que falou diretamente do México com a coordenação do CER. Em sua mensagem, Capitana Esparza ressaltou a importância da colaboração internacional e do compromisso rotário com a inclusão: “Acreditamos que a tecnologia e a solidariedade não têm fronteiras. Este projeto é um exemplo de como a união de esforços pode transformar vidas e abrir novas possibilidades para as crianças e suas famílias”.
Segundo Carlos Báccaro, o projeto do E-Club ajuda a promover a inclusão e ampliar o acesso de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade a órteses personalizadas. “A chegada da impressora 3D ao CER Princesa Vitória representa um salto de qualidade no atendimento à reabilitação, pois, permite a produção de órteses sob medida, com mais conforto, leveza e precisão, além de tornar o processo mais ágil e acessível para as famílias”, destacou.
O professor Filippi Ongarelli, responsável pela Empresa Júnior do Colégio Puríssimo e pelo Projeto AFO Solidária, ressaltou a importância da capacitação dos profissionais e do trabalho colaborativo. “A proposta vai além da doação do equipamento. Estamos formando os fisioterapeutas do CER em modelagem digital, escaneamento e impressão 3D, para que possam produzir e ajustar as órteses de acordo com a evolução clínica de cada paciente. Isso garante autonomia técnica à equipe e amplia o impacto social do projeto”, afirmou.
Para Natália Matos Bertoli, da coordenação do CER Princesa Vitoria, a iniciativa representa uma conquista para toda a comunidade atendida. “A impressora 3D vai transformar a rotina dos nossos atendimentos, possibilitando respostas mais rápidas e soluções personalizadas para nossos pacientes. É uma tecnologia inovadora que chega para somar à dedicação dos nossos profissionais e ao compromisso com a inclusão”, celebrou.
A impressora 3D Sethi3D S3, adquirida com recursos próprios dos integrantes do Rotary E-Club of Latinoamérica (Distrito 4195 – México) somando-se ao apoio técnico do Projeto AFO Solidária e da Empresa Júnior do Colégio Puríssimo, será utilizada na produção de órteses suropodálicas (AFO) para pacientes atendidos pelo CER. O equipamento permitirá maior precisão, sustentabilidade e redução de custos, beneficiando diretamente pacientes e suas famílias.
O Rotary E-Club of Latinoamérica é um clube de serviços fundado em 2005, que se reúne de forma on-line e cujos membros, de diversos países, desenvolvem projetos humanitários e sociais de impacto local e global. Mais informações sobre o clube e suas ações estão disponíveis em www.recl.org
A cerimônia reforçou o compromisso das instituições envolvidas com a inovação, a saúde e a inclusão social em Rio Claro, celebrando uma parceria que transforma vidas e abre novos caminhos para a Reabilitação.