Distribuição está programada para ser feita das 9 horas ao meio dia na Rua 4 com Avenida 1.
A distribuição de antenas de proteção contra linhas de pipas com material cortante continua em Rio Claro no próximo sábado (29). A prefeitura fará a entrega das 9 horas ao meio dia na Rua 4 com Avenida 1, Centro, mesmo local onde a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário distribuiu 220 unidades na quinta-feira (27).
A iniciativa, executada pelo departamento municipal de Mobilidade Urbana e Guarda Civil, faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. “Nos organizamos para entregar até 500 antenas somando a distribuição de quinta-feira e sábado”, explica o diretor municipal de Mobilidade Urbana, Adilson Marques. Nesse sábado, o motociclista poderá ter a antena instalada na hora em sua motociclista ou levar o acessório para instalação posterior.
As antenas são importante proteção contra materiais como cerol e linha chilena. Junto com a antena também são distribuídos folhetos com orientações sobre segurança e direção consciente. “A prefeitura investe em várias frentes pela segurança no trânsito, mas esse trabalho só dá resultado quando os motoristas estão comprometidos com as leis e sinalização das vias”, destaca o prefeito Juninho da Padaria.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, além de distribuição de antenas como medida preventiva, a Guarda Civil também segue redobrando a atenção no combate ao uso de materiais cortantes em linhas de pipas. “A lei proíbe expressamente a fabricação, comercialização e uso desse tipo de material, que põe em risco a vida de motociclistas, ciclistas e pedestres”, reforça, lembrando que as linhas sem material cortante podem ser usadas, mas que nesse caso também é importante tomar cuidados, como não empinar pipas nas proximidades de cabeamento de energia elétrica.
A prefeitura também realiza campanha educativa sobre trânsito nas escolas da rede municipal de ensino. Esse trabalho será estendido até o fim do ano letivo para abranger o maior número possível de alunos.