Anuncie aqui
Anuncie aqui

Santa Casa de São Carlos capta órgãos de menino de 11 anos e 6 pessoas serão beneficiadas

Criança teve a morte encefálica constatada na noite de quarta-feira (7). Hospital fez captação de pulmão, fígado, rins e córneas e avião da FAB ajudou no transporte.

A Santa Casa de São Carlos (SP) realizou a captação de múltiplos órgãos de uma criança de 11 anos, na noite de quinta-feira (8).

Anuncie aqui

Equipes do Hospital das Clínicas e do Banco de Olhos de Ribeirão Preto (SP), além de uma equipe do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, participaram da cirurgia para retirada de pulmão, fígado, rins e córneas. Seis pessoas serão beneficiadas.

Parte destes profissionais vieram para São Carlos em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e outros de carro.

Para garantir que os órgãos chegassem a tempo para os pacientes que serão transplantados, a prefeitura prestou todo o suporte e disponibilizou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Causa nobre

Santa Casa de São Carlos realiza captação de órgãos de criança de 11 anos — Foto: Santa Casa de São Carlos/Divulgação

Segundo a enfermeira da Comissão Interna Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Rosângela Aparecida de Sousa, a confirmação de que o cérebro do menino parou de funcionar ocorreu na noite de quarta-feira (7). Em seguida, a família foi informada sobre a morte e concordou com a doação.

“É um momento muito difícil, então a gente precisa dar todo o conforto para eles, ser muito transparente, explicar todo o processo e protocolo de morte encefálica, todas as fases, todos os testes clínicos de forma bem clara e objetiva, para que eles possam entender”, disse.

“Foi uma causa muito nobre essa família ter aceitado e doado os órgãos para estar ajudando tantas pessoas”, complementou Rosângela Aparecida de Sousa.

Santa Casa de São Carlos realiza captação de órgãos de criança de 11 anos — Foto: Santa Casa de São Carlos/Divulgação

Captação de órgãos

O cirurgião toráxico do Incor-SP Samuel Lucas dos Santos explicou que a técnica cirúrgica para a captação é a mesma para crianças ou adultos.

“O que muda é que precisa ter um cuidado redobrado e ser um pouco mais delicado nas manobras, porque o espaço é limitado, as estruturas são menores”, disse.

O médico também falou sobre quem poderá receber os órgãos captados. “A gente tenta fazer uma alocação dos órgãos que seja semelhante ao tamanho do receptor. Então, por exemplo, se a gente tem uma criança que tenha 1 metro e 50 de altura, muitas vezes o receptor pode ser um adulto com a mesma altura. Então pode ser alocado em adultos ou crianças”, explicou Santos.

Apoio

Essa foi a quarta vez em 2022 que a Santa Casa realiza uma captação múltipla. As três anteriores ocorreram em novembro, junho e abril. No total, a Santa Casa realizou 7 procedimentos de captação neste ano.

O provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, se solidarizou com a família da criança e agradeceu o apoio da Prefeitura de São Carlos e o empenho dos profissionais envolvidos no procedimento.

“A Santa Casa tem como objetivo aumentar cada vez mais o número de captações e, futuramente, se tornar um hospital transplantador. Sabemos que é um momento de muita dor para essa família que perde um ente querido, ainda tão jovem, mas esse bonito gesto vai possibilitar que outras seis pessoas possam continuar vivendo. Então é muito importante que outras famílias tenham essa consciência e aceitem que os órgãos sejam doados”, ressaltou.

Fila por transplante no Brasil

Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde divulgados, até quinta-feira 37.791 pessoas aguardam por transplante de órgãos no Brasil.

Somente neste ano, 6.569 transplantes foram realizados.

Fonte: g1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Operação Keravnos resulta em prisões, apreensão de drogas, armas e mais de R$ 40 mil em dinheiro

Ação conjunta da Polícia Militar e do GAECO cumpriu mandados em diversas cidades do interior paulista e fortaleceu investigações...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Prefeitura de Rio Claro divulga datas, horários e ordem dos desfiles...

Desfiles acontecem nos dias 14, 15 e 17 de fevereiro, na Passarela do Samba, na Avenida Brasil. A Prefeitura de Rio Claro divulgou a programação...

Morre aos 86 anos o radialista e ex-vereador Sérgio Carnevale, ícone...

Voz histórica do rádio rioclarense, apresentador do “Show do Meio Dia” por seis décadas, deixou legado na imprensa, na política e na vida da...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...
Anuncie aqui

Polícia Militar recupera motocicleta roubada e prende criminoso em flagrante no...

Ação rápida das equipes resultou na localização do veículo, apreensão de simulacro, celulares e na ratificação da prisão em Rio Claro. Na tarde desta quarta-feira...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui