Investimentos em tecnologia e ações operacionais resultaram em maior redução de perdas de água nos últimos cinco anos na cidade.
Com 610 quilômetros percorridos em ações de caça-vazamentos entre janeiro e 15 de maio de 2025, a BRK, transporte responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, segue intensificando seus investimentos na eficiência operacional do sistema de abastecimento do município.
O número representa um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2024, quando 484 quilômetros foram percorridos em busca de vazamentos nas redes e ligações de água. Como resultado, 27 vazamentos não visíveis foram identificados e consertados, evitando o desperdício, garantindo maior segurança hídrica para a população e contribuindo para a redução das perdas no município.
Esse trabalho é realizado diariamente por uma equipe especializada que atua na detecção de vazamentos invisíveis, que são vazamentos que ocorrem em superfícies subterrâneas e que não aparecem na superfície do solo.
Atualmente, o abastecimento de água em Santa Gertrudes é setorizado no modelo de Distritos de Medição e Controle (DMC), garantindo uma gestão mais eficiente da distribuição. O município conta com nove DMCs, sendo que dois novos distritos foram criados em 2024.
Como parte das ações de combate às perdas e melhoria na medição do consumo, a BRK realizou em 2024, ao todo, 317 vistorias em hidrômetros, identificando 97 irregularidades como fraudes e ligações clandestinas. Além disso, foram substituídos 275 hidrômetros antigos por equipamentos mais modernos, que garantem maior precisão e eficiência na leitura dos volumes consumidos.
Automação: tecnologia a serviço do abastecimento
Outro pilar importante da operação em Santa Gertrudes é a automação do sistema de abastecimento de água. Hoje, todo o município conta com monitoramento em tempo real, com níveis de controle que garantem maior estabilidade, segurança e agilidade na tomada de decisões.
Foram instalados equipamentos como macromedidores, sensores de nível e de pressão, inversores de frequência, controladores de automação, rádios e dispositivos de transmissão de dados que permitem monitorar com precisão a vazão e a pressão e o funcionamento dos equipamentos, integrando tudo ao centro de controle operacional da BRK.
Perdas são diminutas quase pela metade em cinco anos
Todos esses investimentos em modernização e combate às perdas apresentam resultados consistentes. O índice de perdas no sistema de abastecimento de água de Santa Gertrudes demonstrou uma queda relevante. Em 2020, o resultado anual foi de 24,88%. Já em 2025, o consolidado do primeiro quadrimestre é de 13,71%, ou seja, isso demonstra uma redução de 11,17 pontos percentuais, o que equivale a uma queda de 44,89% no índice de perdas em cinco anos.
Comparando os dados do primeiro trimestre de 2025 com o mesmo período do ano passado, a redução também é expressiva: de 22,57% para 15,07%, reforçando a efetividade das ações adotadas.
“Reduzir perdas é preservar os recursos hídricos para as próximas gerações. Santa Gertrudes é um exemplo claro de que tecnologia, planejamento e trabalho contínuo fazem a diferença”, destaca Daniel Makino, gerente de eficiência operacional da BRK em Santa Gertrudes.
As ações de controle e combate às perdas são contínuas e buscam a sustentabilidade dos recursos hídricos e a eficiência operacional do sistema de abastecimento de água da cidade.