Cadastro Ambiental Rural garante melhores condições de crédito e é requisito para serviços cartorários.
O Estado de São Paulo chegou a marca de 120 mil Cadastros Ambientais Rurais (CARs) validados. Destas validações, mais de 96 mil, cerca de 80%, foram na gestão atual, desde 2023. Ao todo, o Estado de São Paulo conta com mais de 432 mil cadastros ativos. Ou seja, só nessa gestão foram quatro vezes mais CARs validados que todo o acumulado de anos anteriores. O documento eletrônico e nacional é obrigatório para produtores rurais e garante que suas propriedades estão em conformidade com o Código Florestal Brasileiro. Com ele, o produtor consegue, por exemplo, melhores condições de acesso a crédito.
Cadastro Ambiental Rural garante acesso a crédito
O CAR é um facilitador para acesso a créditos e incentivos. Ele é um requisito para que produtores rurais acessem programas de financiamento e créditos agrícolas oferecidos pelo governo federal e estadual. Isso inclui linhas de crédito para adoção de práticas sustentáveis, recuperação de áreas degradadas e manutenção de áreas de preservação.
Além disso, o Plano Safra 2024/25 beneficiou os produtores com cadastro ambiental regularizado com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e premiação por práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis. Produtores com CAR aprovado tiveram 0,5% de desconto. Aqueles com boas práticas de sustentabilidade também foram beneficiados com mais 0,5%. Portanto, há um potencial de até 1% a menos de juros para os produtores que têm práticas de sustentabilidade.
O cadastro também contém outras informações como proprietário, localização, endereço e descrição de acesso do imóvel rural. Assim, o Cadastro Ambiental Rural também é exigido em serviços cartorários, como venda do imóvel, desmembramento, averbação de georreferenciamento ou retificação de área, por exemplo.
Regularização ambiental da propriedade rural
A inscrição no CAR é o primeiro passo para o produto obter a regularização ambiental de seu imóvel. O cadastro permite o monitoramento das áreas de vegetação nativa. Com isso, é possível identificar áreas desmatadas ou em processo de degradação, o que facilita ações de fiscalização e prevenção a crimes ambientais.
Ao reunir informações sobre vegetação nativa, uso do solo e áreas de preservação, o CAR vira um dos pilares do planejamento de políticas públicas voltadas à conservação ambiental. Ele auxilia o governo paulista na definição de áreas prioritárias para restauração ecológica, ações de manejo e conservação de recursos hídricos.
Vale lembrar que o Estado de São Paulo lidera a agenda de conservação territorial na atividade agropecuária nacional, preservando 25% do seu território, acima do que o Código Florestal Brasileiro exige, que é de 20%.
Mais agilidade na validação do CAR
O pecuarista Manoel Rainho Júnior, de Presidente Venceslau, iniciou a busca pela validação do CAR em 2012, com a instituição do Código Florestal Brasileiro, que criou o cadastro e o colocou como obrigatório. A validação, porém, só veio na atual gestão.
Um dos diferenciais do Estado de São Paulo é que a gestão do CAR é de responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). “Isso deu agilidade à análise do CAR, porque são pessoas que entendem a necessidade do produtor ter financiamento e segurança jurídica. A atual gestão agilizou a análise de CAR, isso foi bom para a região”, conta o pecuarista
“Vamos validar 100% dos CARs de até 2026. Com análise dinamizada e inteligência artificial, São Paulo será o primeiro no Brasil a implementar o Código Florestal Brasileiro. Nosso produto é muito valioso e nosso agro é o mais sustentável do mundo”, afirmou o secretário Guilherme Piai, da SAA.
O cadastro de número 120 mil é destaque durante a Agrishow 2025, reforçando o compromisso do governo paulista com a adequação das propriedades rurais ao Código Florestal Brasileiro. “Só São Paulo atingiu a marca de 120 mil CARs validados. Somos uma potência agroambiental, nossas reservas florestais estão crescendo”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
Um dos fatores que explica a agilidade na validação de CARs é o uso de inteligência artificial para uma análise dinamizada dos cadastros. A tecnologia é usada pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da SAA. Além disso, a pasta também promoveu mutirões para a regularização ambiental de propriedades rurais.
Agrishow 2025
A marca dos 120 mil Cadastros Ambientais Rurais validados foi um dos destaques da Agrishow 2025, maior feira agrícola da América Latina. O evento é realizado entre os dias 28 de abril e 2 maio em Ribeirão Preto. O Governo de São Paulo marca presença na feira e traz diversos anúncios para os produtores rurais. Além disso, a SAA também apresenta sete institutos de pesquisa vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).