Anuncie aqui
Anuncie aqui

São Paulo realiza ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo neste sábado (22)

Mais de 1,5 mil postos estarão abertos em 194 cidades; objetivo é alcançar cidadãos com idade de 6 meses a 49 anos.

O “Dia D” de vacinação contra sarampo no estado de São Paulo, com 1.502 postos de saúde abertos das 8h às 17h para ampliar a adesão da população, acontece neste sábado (22). A participação dos municípios nessa data é facultativa, uma vez que os municípios definiram seus próprios cronogramas e estratégias de acordo com as especificidades de cada local. Hoje, 194 cidades participam da iniciativa.

Anuncie aqui

Os endereços podem ser consultados pela internet. O “Dia D” faz parte da intensificação de vacinação que começou em 15 de julho e segue até 31 de agosto. As doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, estão sendo aplicadas em pessoas com idade entre 6 meses a 29 anos que ainda não tomaram as duas doses previstas no calendário nacional de imunização (para mais informações, confira o infográfico abaixo).

Além disso, também são vacinados os adultos de 30 a 49 anos de forma indiscriminada, ou seja: quem está nessa faixa etária de receber a vacina mesmo que já tenha as doses completas na carteirinha.

“O comparecimento aos postos e a atualização da carteira vacinal é fundamental para proteger contra o sarampo, doença que está circulando no território. A vacina é segura e ir a uma unidade de saúde também, pois todos estão trabalhando com protocolos de prevenção contra a COVID-19”, explica a diretora de Imunização, Nubia Araujo. É fundamental que os cidadãos respeitem a organização dos serviços para evitar aglomerações.

Reforço

O calendário nacional de vacinação prevê, na rotina dos postos, a aplicação da tríplice aos 12 meses (dose 1) e também aos 15 meses (dose 2) para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Além disso, há a “dose zero” para os bebês com seis meses ou mais.

O Programa Estadual de Imunizações estabelece que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 60 anos, é preciso ter uma dose.

Não há indicação para pessoas que nasceram a partir de 1960, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus no passado, possuindo imunidade por toda a vida. Portanto, não há recomendação para este público na diretriz do Ministério da Saúde.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses, bem como para pessoas imunodeprimidas e gestantes. As salas de vacinação estão orientadas a fazer triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a dose feita sem esse componente.

“As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada sobre esta ou qualquer outra doença devem procurar o posto mais próximo, de preferência com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de atualização e aplicação de novas doses ou de reforço vacinal”, complementa a diretora.

Balanços

O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação de doenças. Em 2020, até 13 de agosto, foram registrados 701 casos confirmados e um óbito, de uma criança na cidade de São Paulo. Em 2019, foram 17.676 casos e 14 mortes.

As faixas etárias mais acometidas são a dos adultos jovens de 20 a 29 anos (26,8%), crianças menores de um ano (22,9%) e adolescentes de 15 a 19 anos de idade (15,6%).

Quanto à vacinação, a cobertura atual é de 78,7% para a dose 1 e de 56,7% para a dose 2 na rotina. De 306 mil crianças, 240,7 mil receberam a primeira e 173,5 mil a segunda.

Já na intensificação que começou na segunda quinzena de julho, na faixa de 6 meses a 29 anos compareceram 648,3 mil pessoas aos postos. Dessas, foi necessário atualizar a carteira de 356,7 mil, o que significa que a cada dez pessoas, pelo menos cinco precisaram completar as doses. Já entre os 12,6 milhões de adultos de SP na faixa de 30 a 49 anos, apenas 591,6 mil (4,7%) compareceram aos postos e reforçaram a proteção.

 

Rio Claro participa da campanha de Vacinação contra o sarampo no dia de hoje.

Sábado tem vacinação contra o sarampo em Rio Claro

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

CIESP e SENAI homenageiam Engenheiro José Tadeu Leme em Rio Claro

Laboratório de Implantes do SENAI passa a levar o nome do engenheiro, símbolo de inovação, liderança e dedicação à...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...

ACIRC celebra 103 anos com evento prestigiado por autoridades, associados e...

Solenidade em formato brunch reuniu representantes do poder público, empresários, imprensa e membros da comunidade em manhã festiva marcada por homenagens, discursos e confraternização.   Na...
Anuncie aqui

Com emoção e gratidão, Associação das Senhoras de Rotarianos de Rio...

Sob o lema “Unidos para Fazer o Bem”, Deisenete Galvani assume a presidência da entidade, sucedendo Daiane Altarni, que encerrou seu mandato com importantes...

OAB Rio Claro celebra o Dia do Advogado com programação especial...

Evento reuniu profissionais em um dia de confraternização, homenagens e cuidados especiais. Advogar é lutar pela liberdade, defender direitos e ser a voz da justiça."...
Anuncie aqui