Anuncie aqui

Serpentes e Cobra

Por: Luiz Felipe Zulzke Fauvel

Muita gente acha que cobra e serpentes são a mesma coisa, mas há uma diferença significativa: as serpentes serpenteiam, caminham ou nadam fazendo um movimento em forma de S, a cobra não.
No mundo existem cerca de 2.930 espécies de serpentes. No Brasil há 321 delas – aproximadamente 10% do total – das quais apenas 36 são peçonhentas.

A maior de todas é a Píton-Real, também conhecida como Anaconda, que supera por pouco a Sucuri. Indivíduos adultos das duas espécies podem atingir facilmente 9 metros, mas um exemplar de 10 metros da Píton-Real é considerado pelo Guiness, o livro dos recordes, como a maior serpente já encontrada no planeta.

Anuncie aqui

No Brasil, as serpentes mais conhecidas são: Jiboia, Cascavel, Coral verdadeira e falsa, Sucuri, Urutu, Surucucu, Jararaca.

Essa espécie de animal silvestre colabora de muitas formas para o funcionamento de nosso ecossistema, além de ser uma aliada essencial no combate de doenças e no controle de pragas.
A peçonha ou veneno é uma substância tóxica inoculada noutro animal como instrumento de caça ou defesa. Está presente nas víboras, serpentes venenosas, com grande agilidade para dar o bote, como a Cascavel e a Jararaca.

As serpentes peçonhentas, exceto a coral, possuem fosseta loreal, um órgão situado entre o olho e a boca que dá um aspecto triangular à cabeça. A fosseta loreal detecta variações de temperatura de até 0,003 graus – é o principal instrumento de defesa das serpentes. As serpentes só atacam quando se sentem ameaçadas e, com exceção da Mamba Negra, dão um sinal do ataque iminente, como o chocalho da Cascavel.

Quando picados por uma serpente, devemos apenas higienizar o local com água e sabão ou álcool, e procurar um pronto socorro com a serpente morta ou sua foto para que seja aplicado o soro adequado.

Um dos maiores produtores de soro antiofídico do mundo é o Instituto Butantan.

Popularmente as pessoas costumam chamar todas as serpentes de cobra. Mas, como dissemos no começo, as serpentes se caracterizam pelo movimento em S, já a cobra caminha em pé.

De fato, a única cobra é a Naja. São mais de 20 espécies conhecidas nas regiões da África e da Ásia!

Colaboração: Luiz Felipe Zulzke Fauvel

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Bastidores da Política

Embora anunciado como primeira grande conquista do primeiro mês do novo governo de Rio Claro, o loteamento onde deverão ser construídas 921 casas populares...

Sensibilidade e Fotografia

Por: Bê Caviquioli Por ser a fotografia apoiada por três pilares, a sensibilidade, a velocidade e a abertura, a primeira, trata exatamente da exposição de...

Bastidores da Política

Anuncie aqui

Mais notícias

Lula diz que já convidou Trump para vir ao Brasil na COP30

Segundo o presidente, evento será “a COP da verdade”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (13) que mandou uma carta ao...

Feira Emprega Transporte conecta talentos e empresas no SEST SENAT Rio Claro

Oportunidade única para impulsionar carreiras e fortalecer o setor de transportes na região. O SEST SENAT de Rio Claro realiza, no próximo dia 16 de...