Anuncie aqui

Serpentes e Cobra

Por: Luiz Felipe Zulzke Fauvel

Muita gente acha que cobra e serpentes são a mesma coisa, mas há uma diferença significativa: as serpentes serpenteiam, caminham ou nadam fazendo um movimento em forma de S, a cobra não.
No mundo existem cerca de 2.930 espécies de serpentes. No Brasil há 321 delas – aproximadamente 10% do total – das quais apenas 36 são peçonhentas.

A maior de todas é a Píton-Real, também conhecida como Anaconda, que supera por pouco a Sucuri. Indivíduos adultos das duas espécies podem atingir facilmente 9 metros, mas um exemplar de 10 metros da Píton-Real é considerado pelo Guiness, o livro dos recordes, como a maior serpente já encontrada no planeta.

Anuncie aqui

No Brasil, as serpentes mais conhecidas são: Jiboia, Cascavel, Coral verdadeira e falsa, Sucuri, Urutu, Surucucu, Jararaca.

Essa espécie de animal silvestre colabora de muitas formas para o funcionamento de nosso ecossistema, além de ser uma aliada essencial no combate de doenças e no controle de pragas.
A peçonha ou veneno é uma substância tóxica inoculada noutro animal como instrumento de caça ou defesa. Está presente nas víboras, serpentes venenosas, com grande agilidade para dar o bote, como a Cascavel e a Jararaca.

As serpentes peçonhentas, exceto a coral, possuem fosseta loreal, um órgão situado entre o olho e a boca que dá um aspecto triangular à cabeça. A fosseta loreal detecta variações de temperatura de até 0,003 graus – é o principal instrumento de defesa das serpentes. As serpentes só atacam quando se sentem ameaçadas e, com exceção da Mamba Negra, dão um sinal do ataque iminente, como o chocalho da Cascavel.

Quando picados por uma serpente, devemos apenas higienizar o local com água e sabão ou álcool, e procurar um pronto socorro com a serpente morta ou sua foto para que seja aplicado o soro adequado.

Um dos maiores produtores de soro antiofídico do mundo é o Instituto Butantan.

Popularmente as pessoas costumam chamar todas as serpentes de cobra. Mas, como dissemos no começo, as serpentes se caracterizam pelo movimento em S, já a cobra caminha em pé.

De fato, a única cobra é a Naja. São mais de 20 espécies conhecidas nas regiões da África e da Ásia!

Colaboração: Luiz Felipe Zulzke Fauvel

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

TCE aprova contratos de teste de Covid e reforma administrativa

A administração do ex-prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho, conseguiu dois resultados positivos em julgamentos recentes no Tribunal de Contas do Estado de São...

Uma Paixão Obscena

Por: Antonio Fais Todas as manhãs chegavam juntos na Padaria. Não vinham abraçados, sequer de mãos dadas. Vistos, de perto ou de longe, vinham unidos,...

Sobre deixar “a conta”

Desejos

Anuncie aqui

Mais notícias

Lixeira em frente à figueira centenária causa indignação e expõe descaso em Itaqueri da Serra

Patrimônio histórico, berço de Itirapina e importante ponto turístico da Serra do Itaqueri, o pequeno povoado enfrenta críticas de moradores e turistas diante de...

Trem da República aposta nas férias de janeiro e oferece ingresso infantil por R$ 1

O Trem da República inicia 2026 com uma ação promocional voltada às famílias. Durante todo o mês de janeiro, crianças de até 12 anos...

Natal Azul de Rio Claro