O município de Rio Claro realizou na segunda-feira (9) homenagem aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. O evento foi realizado na entrada do Cemitério Municipal São João Batista, onde está o mausoléu que homenageia Othoniel Marques Teixeira, Benedito Carlos Brunini e Domingos Mazullo, combatentes de Rio Claro que morreram na Revolução de 32.
A solenidade contou com participação de autoridades civis e militares, além de membros da sociedade civil e público em geral.
Esse evento é importante para homenagear nossos heróis revolucionários e também para preservar a história de um capítulo importante da trajetória do Estado de São Paulo e do País
afirma o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.
Daniela Ferraz, secretária municipal da Cultura, observou que a coragem e a determinação dos paulistas resultaram numa série de conquistas importantes para o povo brasileiro, como garantia da liberdade plena, voto secreto, voto feminino, eleições livres e a independência dos três poderes.
Aldo Demarchi foi o orador da cerimônia e destacou a participação de Rio Claro no movimento revolucionário, não somente com força humana, mas também com a construção de carros de combate e material bélico nas oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Geraldo Voluntário. “Na Revolução de 1932 o civismo e a cidadania dos rio-clarenses se manifestaram de maneira contundente e que a data merece ser comemorada e perpetuada”, pontuou.
Do evento também participaram Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Clube 21 Irmãos Amigos, escoteiros, rotarianos, alunos da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários e público em geral.