Parceria entre a prefeitura e a universidade foi destacada na cerimônia.
Evento realizado no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) nesta sexta-feira (28) comemorou os 60 anos do ensino superior público em Rio Claro. A educação superior teve início com a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, criada pelo governo estadual em 1958. Dezoito anos depois, em 1976, a faculdade deu origem à Unesp que foi dividida em dois institutos: Instituto de Biociências (IB) e Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Em 1990, foi criado o Centro de Estudos Ambientais (CEA). Atualmente, a Unesp tem dez cursos de graduação com 4.000 alunos e 16 cursos de pós-graduação com 1.200 estudantes, além de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Adriano Moreira, secretário municipal da Educação, lembrou de seus anos de estudante universitário na Unesp e ressaltou a contribuição da Unesp para os projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação. “É impossível mensurar a importância dessa contribuição. Diversas atividades que a secretaria realiza seriam impossíveis sem a parceria da Unesp”, disse Moreira.
Com 43 anos de Unesp, o professor José Alexandre de Jesus Perinotto, diretor do IGCE, acompanhou a criação da Unesp e seu crescimento como universidade. Ele salientou as parcerias entre a prefeitura e a Unesp e a necessidade dos governantes valorizarem a ciência e a tecnologia, bem como o ensino superior público. “Um país sem ciência e tecnologia e sem ensino superior público não é um país soberano, porque essas são as chaves para o desenvolvimento”, afirmou.
Também participaram da cerimônia o vice-reitor da Unesp, Sérgio Nobre; Cláudio Von Zuben, diretor do IB; Maria Antônia Ramos de Azevedo, vice-diretora do IB; Edson Denis Leonel, vice-diretor do IGCE; Elaine Maria Sgavioli Massucato, diretora da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araraquara; professores, servidores, estudantes e convidados. O evento contou com apresentação musical da camerata de violões do Circuito do Violão e exibição de vídeo com poesia escrita pelo psicólogo Ivan Salomão Monteiro, em comemoração aos 60 anos do ensino superior público em Rio Claro.