Aeronave pousou às 8h03 desta segunda-feira (21), vinda de Campinas, com mais de 170 passageiros.
O primeiro voo comercial a pousar no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após a reabertura do terminal, chegou às 8h03 desta segunda-feira (21). O aeroporto foi fechado após a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio – há mais de cinco meses.
O Airbus A320, voo 2603, da Azul, decolou de Campinas (SP) às 6h36min. Havia 180 pessoas na aeronave – 174 são passageiros. Os demais integram a tripulação.
Estão previstos 71 voos para o primeiro dia. O número deve subir para 122 em novembro. Empresas aéreas já estão com vendas de passagens abertas.
O aeroporto foi fechado em 3 de maio, há mais de 5 meses, após inundar durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Cerca de 75% da pista ficou submersa, além da água ter tomado o terminal, causando prejuízos e inviabilizando qualquer operação.
De acordo com a Fraport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, o terminal vai ter capacidade para realizar 128 voos diários de rotas nacionais, entre 8h e 22h – devem ser 12 por hora.
A retomada dos voos é parcial, pois a operação será com uma pista reduzida, que tem 1.730 metros. A previsão é de que a operação seja retomada 100% em 16 de dezembro, inclusive com voos internacionais. Antes da enchente, eram 1,3 mil voos semanais.
“Antes do Natal, vamos estar com o aeroporto funcionando 100%”, afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta.
Comissário se emociona
O comissário do primeiro voo da retomada do aeroporto se emocionou ao falar com os passageiros durante o voo.
“Aos nosso irmãos gaúchos, nossos cumprimenros pelo exemplo e força na reconstrução do estado. E a todos um ótimo voo” disse. A
Festa e boas-vindas no desembarque
O saguão do aeroporto ficou repleto de pessoas para acompanhar o primeiro desembarque no início da manhã. Empresas de turismo de Gramado compareceram, com personagens das atrações da cidade turística, para recepcionar os passageiros da retomada.
A primeira a desembarcar comprou a passagem sem se dar conta de que participaria de um momento histórico. “Vim a trabalho. pessoal tava muito emocionada, batendo palma”, afirma Suien Braga, psicóloga.
Rotas que serão retomadas
Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de:
Belo Horizonte (MG)
Brasília (DF)
Campinas (SP)
Guarulhos (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP)
Para novembro, é aguardada a retomada de voos para:
Curitiba (PR)
Pelotas (RS)
Santa Maria (RS)
Santo Ângelo (RS)
Uruguaiana (RS)
Para dezembro, devem ser retomados voos internacionais para:
Cidade do Panamá (Copa Airlines)
Já para janeiro de 2025:
Buenos Aires (Aerolineas Argentinas)
Lima (Latam)
Santiago (Latam)
ANTES e DEPOIS das enchentes no Aeroporto Salgado Filho
Check-in e despacho de bagagem
O check-in e o despacho de bagagem continuarão ocorrendo no check-in internacional, no piso 2 do terminal. O acesso mais próximo será pela porta 5. O embarque volta a ser realizado pelo embarque doméstico, no piso 3.
A Fraport recomenda que os passageiros sigam as orientações das companhias aéreas a respeito de horário para apresentação no check-in e embarque. Também é recomendado que cheguem 2h antes do voo.
Nesta retomada, serão usados os portões 113 ao 124. O desembarque será feito pela área doméstica. Ao descer pelas escadas ou elevador, o passageiro deverá retirar a sua bagagem e seguir para a saída. As três portas do piso 1 estarão em funcionamento. Para pegar um táxi, deve ser usada a porta 3. Para carros de aplicativo e vans de locadoras, a saída mais próxima será pela porta 2.
Os quatro estacionamentos de veículos estarão em funcionamento, bem como os serviços de locadoras de veículos e receptivos de turismo.
Investimento
O governo federal disponibilizou R$ 426 milhões para que fosse encontrado um equilíbrio contratual para que a empresa fizesse os investimentos necessários no tempo exigido.
Histórico
Fechado no dia 3 de maio, o Aeroporto Salgado Filho permaneceu por semanas com cerca de 75% da pista de pousos e decolagens submersa. Governo Federal e a Fraport montaram um plano de recuperação da infraestrutura. No dia 15 de julho, o aeroporto reabriu parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros para os voos realizados na Base Aérea de Canoas, que fica a cerca de 10 quilômetros do Salgado Filho.
Fonte: g1.globo.com/rs/rio-grande-d0-sul