Patrulha de Proteção Ambiental resgata tartaruga tigre d’água deixada por caminhoneiro em posto e a devolve ao habitat na Floresta Estadual.
Na tarde de quarta-feira, 6 de novembro, por volta das 12h09, a Patrulha de Proteção Ambiental/Animal da Guarda Civil de Rio Claro foi acionada para uma ocorrência envolvendo um animal silvestre encontrado na Rodovia Washington Luís (SP-310). A equipe se dirigiu a um posto de combustíveis na rodovia, onde uma solicitante informou que, na noite anterior, um caminhoneiro havia deixado uma tartaruga no local após resgatá-la da pista. O motorista, preocupado com o risco de atropelamento do animal, decidiu recolhê-lo e deixá-lo em um local seguro.
Após o contato inicial com a solicitante, a equipe da Guarda Civil foi conduzida até o local onde a tartaruga estava. Confirmando tratar-se de uma tartaruga tigre d’água, a equipe a levou ao Departamento de Proteção Animal de Rio Claro, onde o animal passou por avaliação veterinária. A médica veterinária confirmou que a tartaruga estava saudável e apta a retornar ao seu habitat natural.
Com o laudo veterinário em mãos, a Patrulha de Proteção Ambiental seguiu até a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA). A administração da FEENA autorizou a soltura do animal em um dos corpos d’água da floresta, onde a tartaruga pôde finalmente ser devolvida ao ambiente natural, em segurança.