O vereador Julinho Lopes (Progressistas) participou de discussões sobre a implantação do projeto “Nascentes Rio Claro”, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Rio Claro e a Agência das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A iniciativa busca realizar um diagnóstico ambiental em 129 propriedades rurais do município, com o objetivo de promover a recuperação e preservação de mananciais.
A proposta foi debatida com Sérgio Razena, diretor-presidente da Agência PCJ, e Leandro Genizelli, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Julinho Lopes, que também preside o Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, destacou a relevância do projeto. “Essa ação será um importante passo para a recuperação e preservação dos mananciais do município”, afirmou o vereador.
Com duração de 27 meses, o projeto inclui restauração florestal, saneamento rural (substituição de fossas por biodigestores), conservação do solo e planejamento de plantio de árvores em microbacias que somam mais de 3.000 hectares.
“O projeto Nascentes Rio Claro vai transformar Rio Claro em referência em iniciativas ambientais”, disse Julinho Lopes, reforçando o potencial da ação para fortalecer as práticas de sustentabilidade no município.