Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio sobe 10 centímetros por hora e cerca de 60 famílias precisam deixar casas em Capivari

Manancial registrou 3,60 metros às 18h de segunda (3) de acordo com a Defesa Civil do município.

65 famílias precisaram deixar as próprias casas em Capivari (SP) após o rio que corta o município e leva o nome da cidade transbordar na madrugada desta segunda-feira (3).

Anuncie aqui

O nível do manancial tem subido cerca de 10 centímetros por hora, segundo a prefeitura de Capivari. No início da noite desta segunda, o rio registrou 3,60 metros de acordo com a Defesa Civil do município.

“Deixem suas casas, porque [o rio] vai subir muito ainda e a previsão é que aconteça ainda nesta madrugada [de terça-feira, 4]”, informa o secretário de segurança pública de Capivari Mauro Junior.

Desabrigados e desalojados

De acordo com o secretário, as equipes da Defesa Civil de Capivari têm estado pelas ruas para alertar e retirar os moradores de áreas de risco desde domingo (2).

Até a o início da tarde desta segunda-feira, 18 famílias desabrigadas procuraram abrigo no ginásio municipal. Já 47 famílias ficaram desalojadas e buscaram amparo em casas de amigos e familiares.

No entanto, o número de moradores que buscaram ajuda cresceu e Capivari abriu mais dois abrigos, fechando a noite de segunda-feira com 205 pessoas no acolhimento municipal.

“A Defesa Civil do Estado emitiu alerta agora a pouco, dizendo que esse clima vai permanecer pelo menos na quarta-feira dessa semana. A soma das bacias que deságuam no Rio Capivari chegou a 340 milímetros, muita água. Capivari, infelizmente, sempre sofre mais do que as outras cidades porque o rio passa dentro da cidade. Então, parte da água de Campinas, Monte Mor e seus afluentes passam por Capivari e ocorre o extravasamento”, informa o secretário de segurança pública.

 


Imagem área da Rua Bento Dias, na região Central de Capivari, após rio transbordar em dezembro de 2024 — Foto: Tiago Ferreira/ Prefeitura de Capivari/Foto de arquivo

Serviço

Moradores em situação de risco podem solicitar auxílio da Defesa Civil pelo telefone de emergência 153 ou (19) 3491-1311, além do aplicativo de emergência da Defesa Civil.

Relato

O EPTV 2, jornal da EPTV, afiliada da Rede Globo, entrevistou a moradora do Bairro Juventus Maria Schneider. Ela teve a casa invadida pela água.

“Eu pedi tudo. Anos atrás, não dava isso. Vem dando [enchente] de um tempo para cá. Eu sei que é em todo estado, em todo o Brasil. Só que eu tive uma vida inteira pra construir aquela casa, que era uma casa boa e não era considerada de risco, como hoje ela está. Ninguém tem ideia, só quem passa por uma enchente sabe”, informa a moradora de Capivari Maria Schneider.

Isenção de IPTU

Consultada, a Prefeitura de Capivari afirmou que terá isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para moradores atingidos pela enchente em dezembro de 2024 na cidade. Mas, os detalhes de como funcionará o benefício ainda serão decididos em fevereiro de 2025, com o retorno das sessões na Câmara Municipal.

“A Defesa Civil da cidade já está preparando um relatório com todas as casas atingidas que será enviada a Secretaria de Desenvolvimento Social nos próximos dias”, garantiu.

Enchentes em dezembro

O rio que corta Capivari transbordou no dia 28 de dezembro de 2024 após as chuvas intensas que atingiram a região. A cidade registrou, pelo menos, 36 pontos de alagamentos.

Fonte: g1 Piracicaba  e Região

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

10º BAEP captura procurado pela Justiça em Cordeirópolis

Homem de 30 anos tinha mandado de prisão por tráfico de drogas e foi localizado durante patrulhamento de Ações...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Obras da 3ª faixa da SP 310 promovem alterações no tráfego...

Primeira das cinco etapas das obras para adequação estrutural do viaduto do trevo da Viviani começa nesta quarta. A Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza,...

ROCAM localiza e apreende adolescente procurado pela Justiça em Rio Claro

Durante patrulhamento no Jardim Cervezão, equipe da Polícia Militar cumpriu mandado de busca e apreensão contra menor infrator. Na tarde de terça-feira (28), policiais militares...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...
Anuncie aqui

Polícia Militar prende homem por violência doméstica e apreende pés de...

Durante atendimento a ocorrência no bairro Diário Ville, equipe localizou quatro plantas de maconha e prendeu o suspeito em flagrante. Na manhã de quarta-feira (29),...

Câmara de Rio Claro cassa mandato do vereador Moisés Marques

Sessão extraordinária durou 4h25 e terminou com 15 votos a favor da cassação, três contrários e um impedimento A Câmara Municipal de Rio Claro realizou...
Anuncie aqui