Presente em 9 de cada 10 cidades do país, líder do setor investe em qualidade para seus 20 milhões de clientes
Com 57 anos de história, a Unimed é referência em planos de saúde pela garantia de acesso, qualidade e segurança dos serviços prestados. Mesmo com os desafios vivenciados pela saúde suplementar a partir de 2021, especialmente com a pandemia de Covid-19, o sistema de cooperativas médicas registrou resultados consistentes em 2024: desempenho melhor do que o do mercado na principal avaliação de qualidade dos serviços, que é realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com todas as operadoras; aumento da cobertura aos beneficiários em mais de 30 milhões de procedimentos de saúde realizados e investimentos em novos hospitais e serviços assistenciais. O resultado também se refletiu no crescimento da carteira de clientes.
Conforme levantamento divulgado no ano passado pela Aliança Cooperativa Internacional, a Unimed é o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, formado por 340 cooperativas médicas e empresas. Atualmente, o Sistema Unimed cuida de 20,9 milhões de beneficiários de planos de saúde e odontológicos, o que equivale a cerca de 10% da população brasileira.
As cooperativas do Sistema Unimed foram destaque no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2024 (ano-base 2023), a avaliação que a ANS realiza anualmente do setor. Dentre as 18 operadoras que obtiveram nota máxima, 16 são cooperativas Unimed.
No IDSS 2024, as cooperativas médicas são a modalidade de plano de saúde que conquistou o melhor resultado, com aumento da nota obtida no comparativo com a avaliação do ano anterior, enquanto a nota média do mercado registrou queda. Dentre as 128 operadoras que ficaram na melhor faixa de pontuação, 82 são Unimed, incluindo a Seguros Unimed, que lidera entre as seguradoras, e a Unimed Odonto.

O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, analisa que os resultados alcançados são fruto da eficiência da gestão e das práticas assistenciais, atestando a excelência da marca no conjunto dos critérios avaliados pelo IDSS: qualidade assistencial, garantia de acesso, a sustentabilidade financeira e a satisfação dos beneficiários.
“A Unimed se destaca no setor de saúde suplementar principalmente pelo nosso modelo de negócios, o cooperativismo. Como cooperativas, a gestão é desenvolvida pela perspectiva do cuidado médico e, por isso, com foco na qualidade da assistência prestada aos nossos beneficiários. Essa abordagem também se reflete no desenvolvimento de uma rede de serviços ampla e de excelência; a maior do Brasil, com mais de 30 mil estabelecimentos próprios e credenciados, permitindo uma atenção integrada à saúde para nossos clientes”, afirma o presidente da Unimed do Brasil.