Em nota oficial, governador Tarcísio de Freitas destaca legado espiritual e vínculo afetivo do pontífice com o Brasil, especialmente com o Santuário de Aparecida.
O falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, na manhã desta segunda-feira (21), no Vaticano, gerou comoção mundial — e em São Paulo não foi diferente. Em nota oficial, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, decretou luto de sete dias e expressou pesar diante da partida do pontífice, reconhecido como símbolo de fé, justiça social e humanidade.
“Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, foi o primeiro sul-americano a liderar a Igreja Católica e escolheu o Brasil como o primeiro destino internacional de seu pontificado, celebrando uma emocionante missa no Santuário Nacional de Aparecida — local que guardava no coração, para honra e alegria de paulistas e brasileiros”, destacou o governador.
O Governo do Estado também ressaltou a trajetória religiosa do Papa, que ingressou na Companhia de Jesus nos anos 1950, foi ordenado sacerdote na década seguinte e dedicou a vida à espiritualidade e à defesa dos mais vulneráveis. “Francisco estendeu sua mensagem de paz e compaixão a todos os povos e nações do mundo”, afirmou a nota.
Com o decreto de luto oficial, bandeiras serão hasteadas a meio mastro nos órgãos públicos estaduais em sinal de respeito ao líder religioso que, mesmo argentino, conquistou o coração do povo brasileiro com sua humildade, sabedoria e proximidade com os fiéis.
O Vaticano ainda divulgará os detalhes do velório e cerimônia oficial nos próximos dias.