Massa de ar polar avança pelo Brasil e provoca manhãs geladas, geada no Sul e previsão de recordes de frio em São Paulo.
A semana começou com mudanças significativas no tempo em várias regiões do país. Uma frente fria que se desloca em direção ao Nordeste brasileiro e ainda atua sobre parte do Sudeste favoreceu o avanço de uma massa de ar polar, trazendo ar mais seco e frio para o Centro-Sul do Brasil. A tendência é que o frio persista ao longo dos próximos dias, mantendo as temperaturas amenas e com pouca chuva.
Frio presente no Centro-Sul
Outono é, por natureza, uma estação de transição no Brasil, marcado pela passagem de dias ainda quentes no início para condições mais amenas e frias ao final dela. E nos próximos dias, a atuação da massa de ar polar deixa esta semana com temperaturas muito baixas, especialmente no Sul do país. Áreas do sul de Mato Grosso do Sul e do estado de São Paulo também devem sentir o impacto desse resfriamento.
Geada no Sul: sinal de frio intenso
No Sul do Brasil, as temperaturas serão as mais baixas do país em diversas localidades. A previsão indica geada em várias áreas da região, reforçando a presença do ar frio intenso. Mas por que a geada é considerada um indicativo de frio forte?
A formação da geada exige que a temperatura seja baixa. Embora as medições padrão de temperatura do ar possam indicar valores entre 3°C e 4°C, o resfriamento mais intenso na superfície durante a madrugada em noites de céu limpo, vento fraco e ar seco favorece o congelamento do orvalho próximo a superfície. Esses são os elementos típicos de uma forte massa de ar polar. Assim, a previsão de geada é um sinal claro de que o frio não está apenas no ar, mas também no solo.

São Paulo: semana de manhãs geladas
O estado de São Paulo deverá sentir de forma mais intensa a sequência de dias gelados ao longo desta semana. As mínimas previstas para a capital e para cidades do interior indicam temperaturas bastante baixas, reforçando o cenário típico de outono.
Além do frio generalizado, há atenção especial para a possibilidade de novos recordes de menor temperatura do ano na cidade de São Paulo. Atualmente, o recorde é de 15,4°C, registrado nos dias 6 e 22 de abril. Segundo as previsões, há chance de que esse valor seja superado já nesta terça-feira (29/04), com mínima prevista de 15,0°C durante a noite. A expectativa é de queda ainda mais expressiva na quarta-feira (30/04), com mínima prevista de 14°C, e novamente na quinta-feira (1º/05), quando a temperatura pode atingir 13°C, consolidando um novo recorde para 2025 até agora.
por taboola
Alerta: estado de São Paulo volta a receber temporais
ClimaTempo
Previsão para 15 dias Dez de Maio – PR
ClimaTempo
Chuva segue persistente em São Paulo ao longo da semana
ClimaTempo
Chuva passa de 200 mm e frio avança em São Paulo
ClimaTempo
Destaques de temperatura mínima no estado de São Paulo:
Terça-feira (29/04):
São Bento do Sapucaí (13°C), Campos do Jordão (13°C), Salesópolis (14°C), entre outras cidades do interior.
Quarta-feira (30/04):
Campos do Jordão (12°C), Salesópolis (12°C), Aguaí (13°C), Santo André (13°C).
Quinta-feira (01/05):
Campos do Jordão (10°C), São Bento do Sapucaí (11°C), Itirapina (12°C).
Sexta-feira (02/05):
Campos do Jordão (10°C), São Bento do Sapucaí (10°C), Pedra Bela (11°C).
Mato Grosso do Sul também terá frio
Além de São Paulo, o Mato Grosso do Sul também terá destaque para as temperaturas mínimas mais baixas do país nesta semana, especialmente em cidades do sul do estado.
Destaques de temperatura mínima no Mato Grosso do Sul:
Terça-feira:
Paranhos (11°C), Amambai (11°C), Tacuru (11°C), Coronel Sapucaia (11°C), Ponta Porã (11°C).
Quarta-feira:
Sete Quedas (11°C), Paranhos (11°C), Aral Moreira (11°C), Bela Vista (12°C), Tacuru (12°C).
Essas condições devem persistir ao longo da semana, favorecendo manhãs frias e tardes mais agradáveis.
E a chuva?
A semana será marcada por pouca chuva na maior parte das regiões. As exceções ficam para a faixa oeste do Rio Grande do Sul, o litoral de São Paulo, o norte paulista e o norte de Mato Grosso, onde ainda podem ocorrer pancadas isoladas de chuva.
No restante do Centro-Sul, a tendência é de predomínio de sol, céu aberto e ar seco, especialmente a partir de quarta-feira, reforçando a sensação de frio nas primeiras horas do dia e temperaturas mais agradáveis à tarde.