Celebração será realizada neste sábado (17), às 19h, na Igreja do Bom Jesus, em homenagem ao empresário que fez história no comércio e na vida comunitária da cidade.
Acontece neste sábado, 17 de maio, às 19h, na Igreja do Bom Jesus, em Rio Claro, a missa de 7º dia em memória do empresário Luiz Freitas Jardim, carinhosamente conhecido como Luiz Jardim, que faleceu no último domingo, dia 11, aos 86 anos.
Natural da Ilha da Madeira, em Portugal, Luiz nasceu em 13 de setembro de 1938, filho de Alfredo Freitas Jardim e Maria Augusta da Silva. Aos 13 anos, embarcou do porto do Funchal rumo ao Brasil, trazendo consigo a coragem dos que ousam recomeçar.
Chegou a Rio Claro em 1967, onde iniciou uma trajetória marcante no setor varejista. Ao lado dos irmãos, fundou a empresa “Irmãos Jardim”, origem da bem-sucedida rede Supermercados Jardim, que chegou a contar com 14 lojas em diversas cidades do interior paulista, entre elas Rio Claro, São Carlos, Campinas, Matão, Mogi Mirim e Mogi Guaçu. Em seu auge, a rede chegou a empregar mais de 850 colaboradores, movimentando não apenas a economia local, mas também transformando vidas.
Em 1985, Luiz decidiu deixar a sociedade empresarial para dedicar-se mais à vida familiar. Era casado com Luiza Maria Lauriano Jardim, com quem construiu uma linda história de amor e cumplicidade. Deixa os filhos Luciana, Leonardo e Luiz Carlos, além de quatro netos que carregam consigo os ensinamentos e valores transmitidos por ele ao longo da vida.
Além da atuação empresarial, Luiz Jardim sempre se destacou pelo envolvimento comunitário e espírito filantrópico. Foi um dos fundadores da Associação Paulista de Supermercados, exercendo por 18 anos a função de delegado regional. Membro atuante da ACIRC, participou do Rotary Club de Rio Claro, onde ocupou cargos como presidente e tesoureiro da governadoria. Também integrou a Loja Maçônica Amizade Fraternal 275, sendo peça importante em diversas ações sociais.
Com forte senso de solidariedade, envolveu-se ativamente na reconstrução da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, sempre disposto a colaborar com o bem-estar coletivo. Apaixonado por futebol, especialmente pelo Velo Clube, fez parte da diretoria e acompanhou de perto a trajetória do time que tanto amava.
A missa de 7º dia será um momento de oração, saudade e gratidão por tudo que Luiz Jardim representou para a cidade de Rio Claro e para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Sua memória seguirá viva na história da cidade, nos corações da família e nas inúmeras ações que deixaram um legado de humanidade e exemplo.
A família convida parentes, amigos e a comunidade para esta homenagem repleta de fé e lembrança.