Anuncie aqui
Anuncie aqui

Polícia Militar do Estado de São Paulo completa 188 anos

Valor histórico da Instituição para a segurança pública transcende as fronteiras do Estado

Uma reunião do conselho da então província de São Paulo, realizada em 15 de dezembro de 1831 e presidida pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, é reconhecida como data de criação da instituição de segurança pública que, desde 9 de abril de 1970, responde pelo nome de Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A Instituição possui um valor histórico não apenas para o Estado de São Paulo – defendido por ela durante a Revolução Constitucionalista de 1932 – mas também para o país, quando 79 de seus homens foram à Itália integrando a Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, a Polícia Militar é composta por 86 mil integrantes e atua em todo o Estado de São Paulo, no combate à criminalidade, com o intuito de aumentar a percepção de segurança e reduzir os indicadores criminais. “Para se tornar um ótimo policial militar é preciso ser corajoso, altruísta e inteligente”, afirma o tenente Maxwel Celestino de Souza

Anuncie aqui

Além do combate ao crime e da proteção aos cidadãos, também é atribuição da PM garantir o cumprimento das Leis e a preservação da Ordem Pública. Para tal, a Polícia Militar é integrada por batalhões especializados, como os de Policiamento de Choque e Ações Especiais, Corpo de Bombeiros e por unidades focadas nos policiamentos Rodoviário, Ambiental, de Trânsito e Radiopatrulha Aérea.

“A Polícia Militar serve a todos os segmentos da sociedade. Sua atuação garante a primeira etapa de garantia do cumprimento às leis, respeitando os princípios do estado de direito, como a democracia, direitos humanos, tranquilidade e paz social. São milhares as intervenções com excelência no atendimento ao cidadão, realizando muitas ações de cunho social, como partos e resgates. Diariamente, são diversas vidas salvas decorrentes das ações da PM”, afirma o Tenente  Alexandre David de Souza Guedes.

Números expressivos

Entre janeiro e outubro de 2019, a Polícia Militar do Estado de São Paulo foi responsável pela realização de 28 milhões de intervenções em todo o Estado. Mais de 120 toneladas de drogas foram apreendidas, 137 mil pessoas presas e 41 mil veículos recuperados. O telefone de emergência (190) atendeu a 18 milhões de chamadas no período. Além disso, oito mil armas de fogo foram retiradas das ruas.

Os números acima contribuem para a redução dos indicadores criminais em todo o Estado de São Paulo, como resultado da integração com os demais órgãos de segurança, como a sinergia coexistente com as polícias Civil e Técnico Científica, do que resulta na redução dos homicídios no Estado, em 80%, nos últimos 20 anos.

Atualização

A Polícia Militar do Estado de São Paulo integra programas e seminários realizados por agentes públicos de segurança em todo o mundo. Apenas em 2019, dezenas de policiais militares integraram intercâmbios e participaram de palestras realizadas nos Estados Unidos e China.

Apenas neste ano, a Polícia Militar passou a contar com 3,7 mil novas viaturas, adquiridas pelo Governo. Estas unidades de trabalho policial-militar estão sendo distribuídas em todas as regiões do Estado de São Paulo.

O arsenal bélico também foi atualizado por meio da aquisição de 40 mil novas pistolas semiautomáticas, calibre  “.40”, e estão em andamento os processos licitatórios para a compra de 1,3 mil fuzis entre modelos calibre .7,62 e .556.

As aquisições fazem parte de um programa de modernização estruturada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Segurança Pública e Polícia Militar, que prevê a realização de 11 licitações internacionais para compra de armamentos com tecnologia de ponta para a PM.

Estão previstas ainda licitações para compra de 10 metralhadoras leves, 1 mil submetralhadoras, 4 mil coletes de proteção balística, dois fuzis de precisão “sniper”, e munições, tanto para os fuzis de precisão quanto para calibre .12. “Esta política de segurança objetiva que a Polícia Militar do Estado de São Paulo seja uma referência internacional tanto na adoção de boas práticas quanto na qualidade de seus equipamentos”, explica o tenente-coronel Marco Valério, do Centro de Material Bélico da Polícia Militar.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Siga nossas redes

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Anuncie aqui

Mais notícias policiais

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Saiba quem era Reginaldo Moreli, homem que morreu 40 minutos após...

Morador de Rio Claro (SP), Reginaldo era reservado e fanático pelo Palmeiras. Ele passou mal em rua perto de casa, na segunda-feira (7) e...

Guarda Civil resgata quati em residência no Jardim Nova Rio Claro

Patrulha de Proteção Ambiental/Animal realizou a captura do animal, que foi avaliado e devolvido à natureza em segurança. Na noite de 14 de março de...

Em dois anos Rio Claro triplica adoção de animais do canil...

Todos os cães e gatos para adoção agora têm perfil na internet para facilitar novas adoções. Em Rio Claro, quem quer adotar um cão ou...
Anuncie aqui

Carnaval 2025 no Clube de Campo: Quatro Dias de Alegria e...

Evento contou com bailes animados para todos os públicos e reuniu grandes atrações musicais O Clube de Campo de Rio Claro brilhou no Carnaval 2025...

Guarda Civil localiza motocicleta furtada em Rio Claro

Agentes do GAM encontram veículo abandonado próximo ao Núcleo Administrativo Municipal Na tarde de domingo (23), por volta das 17h36, a Guarda Civil Municipal de...
Anuncie aqui