Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fervura

Priscila Assumpção

Anuncie aqui

Primeiro, uma pequena bolha começa a se formar no fundo da panela. Mal aparece a primeira, a segunda já se manifesta.

Só havia uma pessoa na minha frente na fila da lanchonete do hospital. Eu acompanhava meu pai, que se recuperava de uma cirurgia para trocar a válvula do coração. Como serviam almoço muito cedo para acompanhantes, eu costumava ir à lanchonete para comer um salgado na hora que a fome sinalizava. Já tinha uma certa familiaridade com as atendentes, do tipo que resulta de vários encontros por cima do balcão. Atendiam com um sorriso, o que deixava os salgados ainda mais gostosos, trazendo um certo alento diante de dias tão cheios de incertezas.

“Quero um salgado sem carne!”, ouvi a mulher à minha frente pedir, uma certa tensão na voz. Devia estar acompanhando algum ente querido também.
“Pois não. Temos coxinha de frango, enroladinho de presunto e queijo, quiche de…”, começou a atendente.

Depois começam a formar bolhas por todo o fundo da panela. Deixam marcas na lateral à medida que sobem, buscando escapar da água que está cada vez mais quente.

“Você é surda? Eu disse que quero um salgado sem carne!”. A voz da mulher já começava a se elevar.
A atendente, com cara de quem não estava entendendo a agressividade da cliente, tentou de novo. “Então, temos coxinha de frango, enroladinho de presunto e queijo, qui…”, e foi interrompida novamente.
“Não é possível! Você é idiota? Quero falar com sua gerente! Você vai ser despedida!”, vociferou a mulher, o rosto vermelho, as veias saltando no pescoço.

Quando chega perto do ponto de fervura da água, as bolhas ficam cada vez maiores e tomam conta de toda superfície. Uma explode e outra já aparece, em uma dança sem fim.

Percebi que elas estavam achando que estavam falando a mesma língua, mas não estavam. Apesar do interesse das duas ser o mesmo, não sabiam como usar uma linguagem colaborativa que traria o resultado desejado por ambas. Minha vontade de ajudar venceu a timidez e acabei perguntando para a atendente:
“Você tem algum salgado sem frango, carne, presunto ou qualquer coisa que venha de animal?” “Temos pão de queijo e quiche de brócolis”, ela respondeu.

A cliente, acalmando-se visivelmente, deu um longo suspiro. Com a voz mais baixa, pediu: “Quero uma quiche de brócolis, por favor”.

Ao desligar o fogo, a água rapidamente para de borbulhar. A superfície volta a ficar lisa e a paz volta a reinar.

Colaboradora: Priscila Assumpção, Terapeuta, Mediadora, Especialista em Comunicação.

 

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

 Equipe de Rio Claro Lúcia Borges Domina 13ª Copa de Natação Master em Limeira

  Equipe de Natação Master arrasa no circuito UNAMI, batendo recordes e solidificando laços de família.   Na onda azul e vibrante...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Casal que foi encontrado morto em carro era apaixonado por viagens...

Bianca Alves e Renato Dias voltavam de uma viagem para a Argentina quando pararam para descansar e morreram. A suspeita é que eles tenham...

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Jovem que estava desaparecida diz para PM que fugiu de casa...

Jovem foi localizada em Piracicaba nesta quinta-feira (25) e caso foi levado à DDM. Uma adolescente de 15 anos, que estava desaparecida, relatou à Polícia...
Anuncie aqui

Comunidade Ciclística Presta Homenagem a Kelly Stefani de Oliveira Alves, Vítima...

Grupo "Patroas na Trilha" e Amantes do Ciclismo Reúnem-se para Recordar a Vida e o Legado de Kelly em Comovente Homenagem Póstuma. A comoção e...

Tagédia na Ponte do Esqueleto: Ciclista de Rio Claro perde a...

Kelly Stefani de Oliveira Alves, amante do ciclismo e residente em Rio Claro (SP), deixa um legado de paixão e tristeza após acidente fatal...
Anuncie aqui