O agronegócio brasileiro é um dos mais respeitados por sua capacidade produtiva e tecnológica. O setor registrou crescimento de mais de 7% no ano passado e deve continuar em alta, o que alavanca as oportunidades de negócios, sobretudo atividades empreendedoras.
É neste cenário que a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e o Pecege apresentam a Especialização em Agroempreendedorismo. O curso é o primeiro oferecido em parceria entre as instituições.
A Universidade Federal de São Carlos, há cerca de 30 anos, promove ensino, pesquisa e extensão na área agro – seu campus, em Araras (SP), possui um Centro de Ciências Agrárias e cursos de graduação relacionados ao setor. Assim, a parceria entre as instituições nasce fortalecida na área de agronegócios e pautada em disseminar conhecimento que provoca inovação e empreendedorismo, valores do Pecege.
Primeiro curso viabilizado pela cooperação, a Especialização em Agroempreendedorismo é uma pós-graduação Lato sensu, com aulas presenciais e carga de 360 horas-aula. O programa apresentará ferramentas e conceitos voltados a quem já atua ou quer empreender no agronegócio, com destaque para as cadeias do agro que têm potencial de inovação.
“O curso oferecerá ao aluno uma visão holística do negócio para que ele não se aventure em qualquer ideia e saiba como obter dados e gerar informações para diminuir o risco de falência de uma empresa. Outro ponto abordado será o papel e importância da inovação para que a empresa se diferencie no mercado”, afirma a coordenadora e professora do curso Marta Cristina Marjotta-Maistro, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR-Ar) da UFSCar.
Mais informações sobre o curso e inscrições podem ser obtidas pelo site www.cursoagroempreendedorismo.ufscar.br.