Anuncie aqui
Anuncie aqui

Cerâmica de Limeira interditada após explosões acumula duas advertências e cinco multas por falta de licença ambiental

Segundo a Cetesb, também foram negadas duas solicitações de regularização por não terem sido atendidas exigências técnicas. Empresa contesta autuações e diz que tem trabalhado para atender exigências da companhia ambiental.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou nesta segunda-feira (15) que a cerâmica onde ocorreram explosões, no último sábado (13), em Limeira (SP), já recebeu duas advertências e cinco multas por operar sem licença ambiental.

Anuncie aqui

De acordo com o órgão, as multas emitidas somam R$ 189.193,00. “Foram emitidos também dois pareceres negados às solicitações de regularização, em razão do não atendimento às exigências técnicas estabelecidas pela Cetesb”, acrescentou.

A companhia acrescentou que a empresa não atendia exigências relativas ao controle da emissão de material particulado (poeiras), como a pavimentação de pátios, fechamento de galpões para armazenamento de argila, fechamento de esteiras de transporte de argila e operação adequada de equipamentos para controle da emissão de material particulado das operações de beneficiamento e prensagem da argila.

Também não atendia à exigência de tratamento dos gases emitidos pelo forno, para remoção de fluoretos, e do adequado armazenamento dos resíduos sólidos, ainda conforme o órgão.

Técnicos da Agência Ambiental da Cetesb de Limeira realizaram na manhã desta segunda-feira (15), uma inspeção na empresa.

O objetivo era verificar se havia problemas ambientais gerados em decorrência do incêndio e explosões. “O que verificamos foram resíduos gerados pelo incêndio, que a empresa deverá dar destino adequado”, informou.

Segundo os profissionais, na localidade estavam três tanques de armazenamento de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo -, que explodiram e causaram danos às estruturas do galpão industrial. O imóvel da empresa foi interditado pela Defesa Civil.

A companhia ainda informou que caso a empresa não faça adequação de suas pendências ambientais e volte a operar sem a devida licença serão tomadas as respectivas ações legais.

O que diz a cerâmica

A empresa informou a empresa “vem trabalhando incessantemente no intuito de atender todas as exigências da Cetesb, o que vem sendo feito de forma gradativa”.

Sobre as multas aplicadas, a empresa avalia que são indevidas e diz que houve o atendimento de todas as exigências solicitadas pela companhia ambiental. O caso foi encaminhado ao Departamento Jurídico para discussão judicial sobre o tema.

A cerâmica comunicou, ainda, que a produção está suspensa, sem previsão de volta. A proporção dos danos ainda está em avaliação.

Explosão em Limeira: Crea e Cetesb fazem inspeção no local nesta segunda-feira (15)

Além da Cetesb, a Defesa Civil e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) realizaram fiscalizações na cerâmica nesta segunda-feira.

A fábrica registrou pelo menos duas explosões em tanques de gás. Os barulhos foram ouvidos nas cidades vizinhas e assustaram os moradores das redondezas. Uma bola de fogo subiu na segunda explosão e gerou efeito de choque.

A Defesa Civil, que já tinha interditado o local neste domingo (14), manteve a decisão.

“A gente teve acesso agora ao interior da empresa com mais segurança e o resultado é que vai permanecer interditado até que providencie uma empresa especializada para fazer os reparos dos danos ocorridos”, afirmou um responsável pelo órgão, Joaquim Correa.

O prazo para que isso ocorra é da empresa, segundo Correa, porque o local está isolado e, então, não há riscos para os funcionários.

O diretor da fábrica, Ricardo Lourenço Coube, lamentou e disse que o local onde houve as explosões estava regularizado.

“Infelizmente não sabemos o que aconteceu, foi uma fatalidade, não temos como explicar o ocorrido. A empresa funcionava normalmente, estava tudo regularizado”, afirmou.

Interdição por falta de AVCB

De acordo com a Defesa Civil, a interdição foi necessária devido ao risco de colapso da estrutura e porque a empresa não tem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O Corpo de Bombeiros também apontou, neste domingo, que um incêndio provocou as explosões nos tanques de gás. No entanto, ainda não se sabe o que causou o fogo, o que deve ser avaliado em laudo pericial.

A empresa que fornecia gás para a cerâmica também se pronunciou neste domingo e informou que está oferecendo apoio às autoridades legais nas investigações das causas do acidente.

Gerente da cerâmica, Valmir Rauli afirmou que a fábrica estava em processo de renovação o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, que já tinham realizado orçamentos e estavam com “todos os trâmites prontos” para a regularização.

Sobre a interdição, ele comentou que por causa dos danos do telhado provocados pelas explosões, há riscos em deixar funcionários no local e a empresa aguarda o laudo pericial.

Explosão

A explosão atingiu a cerâmica que fica na zona rural de Limeira na noite de sábado. Os vídeos gravados por moradores mostram que uma bola de fogo tomou o céu da cidade e assustou quem estava no entorno.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para comparecer na indústria, localizada na Estrada Municipal SP-335, e o fogo foi controlado. Por volta da meia-noite era realizado trabalho de rescaldo na empresa. Segundo a corporação, não houve vítimas.

O grupamento informou que houve duas explosões em tanques de gás e que houve danos nestes reservatórios e no telhado da fábrica, que foi todo destruído.

Funcionários informaram que os reservatórios de gás abastecem os fornos da cerâmica.

De acordo com esses funcionários, o fogo teria começado por volta das 21h, após uma primeira explosão. A cerâmica estava em operação no momento do acidente e foi rapidamente evacuada. No momento da segunda explosão, muito maior, não havia mais funcionários no local.

Os bombeiros detalharam que o fogo atingiu três tanques, cada um com aproximadamente 80 metros cúbicos.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Empreendedoras estarão 6ª-feira na Acirc vendendo seus produtos

Elas participaram de atividades no sábado e domingo. As expositoras do grupo Empreendedoras em Ação têm presença marcada na próxima...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Obras da 3ª faixa da SP 310 promovem alterações no tráfego...

Primeira das cinco etapas das obras para adequação estrutural do viaduto do trevo da Viviani começa nesta quarta. A Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza,...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Procurado pela Justiça é capturado pela Polícia Militar em Rio Claro

Ação rápida da PM no bairro Mãe Preta resulta na prisão de homem com mandado judicial em aberto Na noite de quarta-feira (5), a Polícia...
Anuncie aqui

Chá Beneficente encanta convidados e reforça a força da solidariedade

Realizado no Buffet Ideal, o evento promovido pela Rede Rioclarense “Carmem Prudente” e Clube do Siri reuniu charme, boas energias e uma causa nobre...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...
Anuncie aqui