Anuncie aqui

Câmara vota adesão de Rio Claro a consórcio de vacina

Bastidores da Política

Por: José Rosa Garcia

O presidente da Câmara de Rio Claro, José Pereira (PSD), convocou para as 18 horas desta quarta-feira (17) sessão extraordinária com a finalidade de votar em definitivo o Projeto de Lei 051/2021, que autoriza o Município a aderir ao consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) destinado à compra de vacinas contra Covid-19.

Aprovada em primeira discussão na última segunda-feira, a proposta ainda permite ao prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) incluir no protocolo a ser formado com a FNP “a aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos de interesse do Município de Rio Claro.”

Anuncie aqui

A autorização apenas será utilizada “na hipótese de descumprimento, pelo Governo Federal, do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, ou caso este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença, observadas as legislações federal e estadual pertinentes.”

Outro dispositivo estabelece que “somente é admitida a aquisição de vacinas previamente aprovadas pela Anvisa”. Entretanto, o texto apresenta a ressalva de que, na ausência de imunizantes dentro dessas condições ou se a agência não se manifestar em até 72 horas sobre a aprovação do medicamento, “fica o Município autorizado a importar e distribuir vacinas registradas em renomadas agências de regulação no exterior e liberadas para distribuição comercial nos respectivos países”. A mesma regra vale para qualquer vacina aprovada em caráter emergencial, nos termos de resolução da própria Anvisa.

Na mesma ordem do dia também consta o Projeto de Lei 038/2021, do vereador Paulo Guedes (PSDB), que denomina “Praça Rotatória OAB Rio Claro” o dispositivo de trânsito localizado nas imediações do novo Fórum.

Não é nada ortodoxa a inclusão dessa matéria em sessão extraordinária, posto que, conforme o próprio nome define, é uma reunião do Legislativo para discussão de projetos que demandam urgência. Salvo engano, a entidade representativa dos advogados e, menos ainda, a rotatória, não sofreriam qualquer impacto se o assunto fosse tratado ordinariamente.

Anuncie aqui

José Rosa Garcia

Colaborador

O colaborador é jornalista de vasta experiência. Atuou como Jornalista, chefe de redação e editor de jornais, correspondente do Jornal Estado de São Paulo e Assessor Político. Grande conhecedor da área atualmente escreve sobre politica.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Forças disruptivas

Por: William Nagib Filho Há poucos anos, para liquidar uma obrigação financeira ou você dava um cheque ou realizava um DOC como ordem de crédito....

Revolução constitucionalista de 1932: o que devemos refletir?

Por: Roberson Marcomini O Brasil vivia um período sem uma constituição Federal que delimitasse os poderes do Presidente da República. A população paulista começou a...

Quem por nós?

Mulheres, até quando?

Anuncie aqui

Mais notícias

Coleta de lixo em Rio Claro será normal no feriado de quarta-feira

Ecopontos abrem em horário especial. O Dia da Consciência Negra vai alterar o funcionamento da maioria das repartições da prefeitura de Rio Claro, que ficarão...

Líder religioso Padre Jocelir Vizioli falece aos 58 anos

Comunidade se despede de um dos principais nomes da fé na região; causa da morte será divulgada em breve. Informamos com pesar o falecimento do...