A Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (ACIRC) ajuizou nesta quarta-feira (31) mandado de segurança em que solicita a abertura de todas as lojas a partir do próximo dia 5. Embora seja competente para representar judicialmente apenas seus associados, a entidade pleiteia o retorno às normalidade, segundo a petição inicial, do “Comércio em Geral, Shopping Centers, Prestadores de Serviços, Bares e Restaurantes, Salão de Beleza e Barbearias, Academias e Crossfit, Supermercados, Bancos e Lotéricas e atividades religiosas”, conforme nota divulgada em sua página oficial.
No pedido a ACIRC defende reabertura das atividades econômicas como se Rio Claro estivesse na fase laranja, porém com tempo totalmente expandido. “Para nós, os supermercados têm que ter a liberdade para trabalhar durante 24 horas para não aglomerar. Comércio em geral, poderá trabalhar durante 12 horas. Todas as atividades econômicas foram contempladas nesse pedido”, registra o texto.
“Esperamos que o Judiciário também tem essa linha de pensamento, ou seja, o Plano São Paulo restringe horário de trabalho, logo vai aglomerar. O contrário também é verdadeiro. Se o tempo de atendimento for maior, o público poderá fazer suas compras sem aglomerar”.
Em Araraquara, ocorreu iniciativa semelhante na última sexta-feira. O juízo local da Fazenda Pública deferiu a liminar, mas o Tribunal de Justiça cassou no dia seguinte.